Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Há 50 anos

"Completou-se ontem meio século sobre o primeiro grande feito do futebol português: O Benfica sagrara-se campeão europeu.

Como português e como benfiquista não poderia deixar de assinalar esta efeméride. Tinha eu 13 anos, naquele dia glorioso. Lembro-me bem da ansiedade, do nervoso e da excitação com que vivi o antes, o durante e o depois daquela final.

Lembro-me do relato do som da rádio e da imagem sincopada da artesanal televisão. Apesar de ser a preto e branco, recordo-a como se fosse a cores, tal a fantasia que estava para além do que os olhos fisicamente enxergavam.

Lembro-me, como se fosse hoje, daquela bola na baliza do Benfica, que bate nos dois postes e acaba nas mãos do Costa Pereira. Apercebi-me para sempre do relativismo do tempo num jogo, com aqueles minutos finais a parecerem uma eternidade perante a avalanche do trio húngaro do Barcelona. Não sei até se a felicidade que reconhecidamente houve nesse jogo, condenou o clube à falta de sorte em finais perdidas mais tarde (em especial, contra o Milan em 63, Inter em 65, M.United em 68 e PSV em 88).

O futebol naquele tempo era mais puro. E certamente, mais ingénuo. Jogava-se o jogo pelo jogo. Até à exaustão. Não havia sequer lugar para o pseudo-espectáculo à volta dos jogos, nem para as conferências de imprensa ridiculamente ocas ou feitas do que agora se apelida sofisticadamente de mind games.

Tenho, para sempre, no meu coração os onze heróis de Berna. Todos portugueses. E benfiquistas, amando o seu clube acima dos contos de réis. O Benfica é mesmo a única que conquistou duas vezes o título europeu só com jogadores nacionais.

Por tudo isto, o meu reconhecimento profundo aos jogadores do Benfica por esta dádiva de vida!"


Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. andamos a ser ROUBADOS  a trinta e tal anos e nimguem vê ,nem mesmo a justiça desportiva... aqui

    <span>PROCESSO DE INQUÉRITO N.º 20-10/11 – arquivar </span><span><span>os autos do processo de inquérito instaurado na sequência de denúncia da Comissão de Arbitragem da LPFP, para averiguar a identificação dos agentes e eventual responsabilidade jurídico-disciplinar face à divulgação do conteúdo do relatório do Observador do jogo n.º 12208 "Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD // Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD", realizado em 2011.03.06, a contar para a 22ª Jornada da «Liga Zon Sagres», pelos jornais "A Bola" e "Record", nas respectivas edições de 13 de Março de 2011, e no programa "Tempo Extra", da SIC. </span></span>

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!