Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Confiança

"Há dias, no nosso Estádio, dois amigos ingleses, fanáticos da bola, acompanharam-me numa incursão pelo mundo físico do nosso Benfica. Ficaram atónitos com tanta grandeza. Grandeza e beleza. A Luz é linda, a história é rica, Eusébio é sublime. Foi o que disseram.

Emocionalmente.

Por que é que o Benfica não ganha mais títulos nacionais? Por que é que o Benfica perdeu a hegemonia no Futebol português? As perguntas era inevitáveis. Foi preciso falar de gestões incongruentes nos anos 90, foi preciso falar de corrupção e de apitos mafiosos. O espanto dos adeptos britânicos foi quase tão grande quanto a imponência física e histórica do maior Clube de Portugal.

Também se abordou o futuro. Também perceberam que se vive uma nova fase, embora subsistam demasiados engulhos. O Benfica também é o Clube com mais sócios em todo o Mundo? Ficaram a saber que sim. E essa força, essa vitalidade, essa pujança popular não é susceptível de alavancar mais ainda o Benfica? Claro que é, claro que pode, claro que deve.

Os amigos ingleses ficaram siderados. Há benfiquistas que nem sempre correm na direcção do esforço colectivo, mais do que isso ajudam, voluntária ou involuntariamente, a bloquear os melhores propósitos vermelhos? Isso eles não perceberam. Difícil seria que entendessem. Mas já perceberam que existe, sem demagogia, uma atmosfera de confiança quanto ao futuro próximo. Até com o apoio deles, sensíveis ao que ouviram, ao que viram, ao que sentiram.

Ao Benfica ningué, é, ninguém pode ser indeferente. Os nossos visitantes de Londres são mais um exemplo. Ficaram pasmados com o Benfica, ficaram pasmados com as histórias feias da bola doméstica. Msa regressaram convencidos de que o melhor Benfica está mesmo em gestação."


João Malheiro, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!