Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Com muito Suor...




Mais uma brilhante página escrita na história da Basket do Benfica, brilhante vitória, que só foi conseguida com a entrega total ao jogo por toda a equipa...

Depois de mais uma vez termos desperdiçado uma vantagem de 15 pontos, pensei que desta vez íamos ser penalizados, mas felizmente tudo acabou bem, e nem a lesão prematura do Cordell parou o voo da águia!!!

A equipa preparou este jogo com muito cuidado, o Ben e o Heshimu tiveram uma semana de 'descanso', o que 'deu' ao António Tavares muitos minutos nos últimos dois jogos, e foi o meu 'primo'(!!!), o capitão, aquele que durante várias épocas 'levou' com a secção de Basket do Benfica às costas, e que hoje em dia tem um papel secundário na rotação da equipa, foi ele o jogador decisivo (na concretização) no 4º período, e no prolongamento, e ele merece...


Com esta vitória, estamos praticamente qualificados para a próxima fase, mesmo perdendo os dois últimos jogos, o máximo que o Lugano e Tartu podem fazer é empatar com o Benfica (e nesse caso será a diferença pontual nos confrontos directos a desempatar), mas para isso ambos têm que ir vencer à Bulgária, o que eu não acredito. O primeiro lugar também será improvável, já que nos dois jogos que faltam jogamos ambos fora, e o Lukoil jogará sempre em casa. De qualquer forma este regresso às competições europeias terá que ser considerado, desde já, como um sucesso, com vitórias em todos os jogos em casa. Isto não quer dizer que o Benfica seja favorito a 'coisa alguma' na Eurochallange, o próximo jogo, é objectivo, só isso mais nada...

A equipa tem debilidades é verdade, mas o coração é grande, provavelmente o esforço que o Benfica vai continuar a efectuar na Europa vai prejudicar a prestação interna, não será fácil terminar a fase regular à frente dos Corruptos, já temos 2 derrotas, isto vai implicar perder o factor casa nos Play-Off's, mas enquanto os resultados, e o espírito de conquista da equipa se mantiver nos jogos Europeus, a aposta deve continuar...

7 comentários:

  1. Briosa equipa esta, um exemplo que deveria ser seguido por outras equipas do clube.

    ResponderEliminar
  2. Sabes que depois do futebol o Basket e o desporto que mais gosto e melhor conheço ou nao tivesse sido o meu herdeiro um praticante de eleiçao e que andei a acompanhar ai ums 15 anos.

    Mas o que eu sofri onte a partir do terceiro periodo mas os rapazes foram valentes.

    tambem concordo contigo que temos algumas insificiencias pois alem do deficite de altura falra ali a grande referencia que sera um bom poste.

    Na parte final valeu Tavares, rapido e certeiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Abidos, concordo plenamente contigo. Estamos a fazer uma grande prova europeia atendendo aos condicionalismos mas também receio pelo campeonato porque ter de jogar no Dragão não vai ser fácil.
    Não que a equipa não seja capaz de enfrentar ambientes adversos mas pelas arbitragens que se deixam influenciar por esses ambientes.
    Parabéns pelo teu primo. Já tinha saudades de ver o grande António Tavares. Ainda bem que ele voltou e que também os reforços têm melhorado muito pois após os primeiros jogos o Jenkins e o Cordell não me pareciam ter valor para o Benfica. Felizmente estava enganado!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Mais do que o poste, falta-nos um atirador, a saída do João Santos faz-se sentir, porque temos jogadores que podem lançar de longe, mas as percentagens são baixas comparativamente.

    Tem sido 'normal' a equipa ganhar boas vantagens, e depois 'deixar' os adversários aproximarem-se, o final do 2º periodo, e o principio do 3º, foram terríveis...!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Tenho que explicar: O 'primo' é somente uma referência ao enorme clã Tavares, oriundo da Ilha de Santiago, Cabo Verde, que tem dado muitos desportistas de alto nível ao desporto Português, sendo que o António Tavares, e EU, temos algum desse 'sangue' nas veias!!! O Manuel Fernandes do Valência, e as manas(e primas) Tavares do Atletismo são outros bons exemplos entre outros...!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Mas o Tavares e o Sergio Ramos ate sao bons triplistas.

    Olha; ja que falei no herdeiro era uma boa soluçao pois nos juniores era o terceiro triplista a nivel naciona, mas depois com os namoros nao quis contnuar e la foi a carreira.

    Abidos, mas viste por exemplo a influencia e a efeciencia da torre deles comparativamete com o nosso.

    Mesmo assim penso que esta equipa ainda pode melhorar pois vi coisas que podem ser corrigidas.

    Quanto ao atirador , Lisboa so houve um e que gozzo me dava ve-lo jogar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O Tavares é o melhor triplista, mas tem poucos minutos, o Sergio, o Ben, e o Minhava lançam bem, mas... a saída do João Santos não foi compensada.

    O problema do poste é 'velho', não é fácil uma equipa portuguesa jogar com um poste 2,15, já foi tentado no passado, e raramente deu resultado: primeiro porque estes jogadores se forem bons são muitos caros, e depois têm dificuldades de 'encaixar' contra equipas que não têm jogadores do mesmo estilo, normalmente com falta de velocidade. O Jenkins nos jogos Europeus tem sido quase sempre um dos melhores marcadores da equipa, porque esses 'armários' tem muitas dificuldades em 'acompanha-lo'...

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!