Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

A procura da Fórmula Certa


"Famalicão presenciou o jogo dos ataques. O Benfica entrou forte e aos quinze minutos já Darwin depois de duas assistências de Rafa Silva – Embora no primeiro lance, o uruguaio tenha trabalhado a preceito todo o lance, trazendo de fora para dentro para ganhar enquadramento de baliza – tinha bisado e colocado o Benfica confortável no jogo, ao mesmo tempo que demonstrou a pouca fiabilidade defensiva dos nortenhos.
Se a entrada parecia trazer um jogo de intensa criação encarnada, a Organização Defensiva confusa da equipa de Jesus, nomeadamente na forma sobre como defender em zona alta e intermédia, permitiu ao Famalicão crescer.
Ficou imperceptível a ideia defensiva para o jogo da linha da frente. Umas vezes Rafa fechava ao lado de Weigl e João Mário, enquanto Seferovic e Darwin ficavam mais adiantados, outras nenhum do trio da frente ajudava atrás, obrigando os dois médios encarnados a ficarem sobrecarregados pelos espaços largos que tinham de percorrer. Tal opção defensiva permitiu o crescimento da equipa de Ivo, que marcou e somou remates e oportunidades suficientes para empatar o jogo ainda no primeiro período. Foram sete os remates do Famalicão na primeira parte, e tantos com perigo.
A segunda parte trouxe não apenas uma melhor definição tática, como um novo Benfica tático.
Seferovic deu o lugar a Taarabt e o Benfica fixou-se num sistema com três médios. Weigl ao centro, ladeado por Taarabt e João Mário, posicionados como interiores, enquanto Rafa e Darwin foram declaradamente os dois avançados do Benfica.
A linha média a três permitiu fechar melhor o corredor central no momento sem bola, e a entrada a marcar de Rafa Silva tranquilizou uma equipa que já vinha taticamente preparada para sofrer menos do que no primeiro período.
Períodos de tremenda qualidade, maioritariamente a sair após o ganho da bola, aproveitando os movimentos de Darwin e Rafa Silva, contrastando com momentos de insegurança, que foram corrigidos na segunda parte. O resultado assenta bem num Benfica que se se tem aproximado do brilhantismo teria condições para um resultado histórico, tal foi a facilidade para sair com perigo para o ataque."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!