Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Duelo de capitais de capital importância | SL Benfica


"O sorteio ditou um duelo entre SL Benfica e AFC Ajax!

Ditou o (segundo) sorteio que o adversário do SL Benfica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões será o AFC Ajax. Os neerlandeses vão assim regressar à capital portuguesa meio ano após a visita a Alvalade.
Foram cinco os souvenirs que a turma de Erik Ten Hag levou de Lisboa para Amesterdão em setembro e compete agora às águias impediram nova demonstração de força e poderio dos tetracampeões europeus.
Não vai ser fácil. O campeão dos Países Baixos teve, nesta fase de grupos, o dom de transformar em triunfo todo e qualquer jogo – foi um dos três clubes a fazê-lo, a par do Liverpool FC e do FC Bayern. E fê-lo com 20 golos, o que faz deste AFC Ajax o segundo melhor ataque da prova, apenas atrás do FC Bayern (22 golos).
Assim, em quatro adversários, os encarnados tiveram/terão pela frente dois dos piores ataques da competição – FK Dynamo Kyiv (um golo) e FC Barcelona (dois) – e os dois melhores ataques.
Frente ao FC Bayern as coisas não correram bem… As dificuldades serão imensas e o histórico de confrontos diretos não ameniza algum receio que exista nas águias: o SL Benfica só venceu um jogo em sete encontros com o AFC Ajax (foi logo o primeiro de todos), tendo perdido quatro vezes e empatado duas.
Contudo, a Supertaça e a liderança do campeonato que o AFC Ajax perdeu para o PSV podem ser indicadores de que esta equipa de futebol dinâmico e apelativo, que esta equipa que mistura experiência e juventude nas proporções certas, que esta equipa que tem o melhor marcador da Liga dos Campeões é batível.
De resto, já foi batida por três vezes na presente temporada – frente ao PSV por 4-0 na discussão da Supertaça e frente a FC Utrecht (0-1) e AZ ALkmaar (1-2) para a Liga. É de notar que as três derrotas foram na Johan Cruijff Arena, casa do AFC Ajax.
Ainda assim, os registos dos homens de Amesterdão são francamente positivos: 17 vitórias, três empates e três derrotas para todas as competições, 69 golos apontados e apenas 13 sofridos (quatro na Supertaça, quatro na Liga e cinco na Liga dos Campeões) – com 15 clean sheets em 23 partidas.
Uma consistência defensiva invejável e uma dinâmica ofensiva avassaladora fazem da versão 21/22 do 35 vezes campeão neerlandês um pesadelo bem… Real. Mas sempre é melhor do que havia ditado o sorteio inaugural, abrindo a porta a uma ambição benfiquista mais condizente com a que assistia o clube e os seus adeptos nos bons velhos tempos.
E abrirá igualmente as portas a comparativos bastante interessantes – Antony vs Everton, Darwin vs Haller, João Mário vs Tadic, Otamendi vs Lisandro Martínez, Blind vs Vertonghen (ex-AFC Ajax), Rafa vs Neres, Weigl vs Edson Álvarez.
Além, claro, de confrontos mano a mano muito apelativos, em particular o que vai opor Haller (melhor marcador da prova com dez golos) a Otamendi (jogador com mais desarmes da prova – 13). Além dos confrontos individuais, teremos também o confronto dos projetos: de um lado os grandes apregoadores da aposta na formação e do outro os verdadeiros apostadores na formação – SL Benfica e AFC Ajax, respetivamente, claro.
Aparte tudo isso, será um duplo duelo com muito futebol de qualidade – garantido em grande parte pelo AFC Ajax. Não será uma eliminatória de tripla, mas será uma eliminatória em aberto até final… esperemos!"


Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!