Últimas indefectivações

sábado, 21 de agosto de 2021

Vermelhão: demorou, mas a Águia cantou... duas vezes!!!

Gil Vicente 0 - 2 Benfica


Os golos tardaram, mas chegaram... Vitória justíssima, numa partida muito complicada, como se esperava. Este arranque de temporada, com os jogos da Champions pelo meio, é uma 'armadilha' muito perigosa: atrapalha toda a preparação para as partidas; não permite treinos normais a meio da semana, importantes no início das temporadas; torna extremamente difícil fazer jogos de alta intensidade durante os 90 minutos...
A outro nível, com menos opções, veja-se as boas indicações que o Paços de Ferreira e o Santa Clara têm dado nas qualificação para a nova Liga Conferência da UEFA, e nas dificuldades que têm tido nos jogos do campeonato (os Açorianos ainda por cima com vários jogadores positivos ao Covid...!!!).
Recordo ainda, que na época anterior, este Gil Vicente venceu na Luz... e na 1.ª volta, em Barcelos, mesmo jogando com mais um jogador durante bastante tempo, tivemos muitas dificuldades para vencer... com os contra-ataques perigosos dos Gilistas a sucederem-se!!!

O trunfo tem sido a 'rotação', meio-campo e ataque renovado a cada partida, incluindo as Laterais... e de facto esta '2.ª equipa' parece-me mais confiante, mais sólida... é verdade, que hoje, os golos surgiram no fim, após as substituições, mas o Benfica hoje foi sempre superior! No 1.º tempo, criámos algumas oportunidades... a intensidade não foi muita, mas defensivamente estivemos bem: bola ao poste, falhanço do Roman... além de um golo anulado por fora-de-jogo!
No 2.º tempo, o campo ainda esteve mais inclinado... O Ody fez uma defesa complicada (o único lance onde a defesa ficou desequilibrada...), mas mesmo antes das substituições, já estávamos a 'sufocar' o Gil... O melhor exemplo foi o golo anulado (mais um...) ao Yaremchuk...
Com jogadores frescos, e com o Gil mais cansado e mais retraído, as oportunidades foram-se sucedendo e era uma questão de 'fortuna' ou falta dela... E depois de muito desperdício, de muitas defesas do guarda-redes adversário, foi preciso, mais uma vez, o nosso Centralão ir lá à frente, inaugurar o marcador... e logo a seguir, uma daquelas 'bombas' do Grimaldo... um daqueles golões que ele tenta muitas vezes, falha muitas vezes, mas quando acerta, são indefensáveis!

A utilização do Gonçalo na Direita, na minha opinião é um 'desperdício', mas com a aparente 'saída' do Luca, foi a opção encontrada de última hora... È óbvio, que o puto até a guarda-redes jogava, se o Jesus o mandasse... mas não tem as rotinas do lugar!
Boa primeira parte do Everton... O Meite está a deixar alguns com 'duvidas', mas eu tenho gostado muito, mesmo com margem de progressão, nota-se que o francês dá 'equilíbrio' à equipa no momento da recuperação, pois só o cabedal 'assusta' os adversários e com bola nos pés, não é nada tosco...
O Lucão continua a marcar e a impressionar... e o Morato deu-se bem com os elogios! Hoje voltámos ao 343, mas estou curioso para ver uma dupla de centrais Lucas/Morato, pois creio que ambos, com velocidade que têm nas pernas, e a passada larga, têm condições para fazer uma grande dupla, no esquema mais habitual do Jesus, pois ambos cobrem uma área defensiva muito grande... algo que os 'veteranos' Otamendi e Veronghen têm mais dificuldade em fazer!
Nota para a entrada do João Mário: muita intensidade e outro critério nas decisões...

Louve-se o regresso do Darwin, mas cedo do que tinha sido anunciado... juntando-se à recuperação do Almeidinhos, temos mais dois jogadores para a rotação!
As notícias sobre a possível venda do Darwin, deixam-me preocupado! Vinícius ou Seferovic são neste momento 'menos' importantes para o Benfica!

Hoje a nota arbitral vai exclusivamente para o VAR (António Nobre e os seus muchachos!): inacreditável o tempo que levaram a validar o 1.º golo do Benfica, numa jogada onde é evidente, mesmo sem Linhas que o Veríssimo está em posição regular... E depois, têm o descaramento de dizer que o Veríssimo estava em jogo, por 2 centímetros! Inacreditável! Isto depois de dois golos anulados, por fora-de-jogo... sendo que no segundo, aparentemente 'inventaram' a linha defensiva do Gil, porque no ângulo que a imagem é captada, os 'corpos' dos jogadores 'tapam' a visibilidade e é extremamente complicado perceber qual é o local exacto da linha defensiva Gilista...
Recordo-me de um lance parecido, no Bessa o ano passado, mas aí validaram o golo ao Sporting, mesmo com uma extrapolação do local onde a linha virtual deveria ser colocada!!!
Já agora, na jogada anterior ao 1.º golo do Benfica, existe uma possível Mão na Bola na área do Gil Vicente, inacreditável como nessa jogada o VAR decidiu, não existir nada, a uma velocidade supersónica...!!!

Agora, na Terça, o primeiro grande jogo da época: decisivo financeiramente, importantíssimo no reforço da união Benfiquista para esta época...
Creio que vamos ter um jogo parecido, com o jogo da Luz, o Benfica vai tentar dar a iniciativa ao PSV, não dar espaços nas costas da nossa defesa e aproveitar o 'contra'... Mas vamos ter que 'melhorar' na construção, temos que ter mais bola... As costas dos nossos Laterais, vão ser o 'alvo' dos holandeses!!! O Rafa e o Digi vão estar fresquinhos... mas a minha dúvida, vai para a defesa, o Otamendi está a fazer os jogos todos... é importantíssimo a recuperação do Vertonghen...

2 comentários:

  1. Parecia daqueles jogos que já se adivinhava o resultado menos bom (empate) pelas varias tentativas sem conseguir marcar durante quase todo o jogo exceptuando os golos anulados.
    Uma vitória do querer, do nunca desistir e da vontade de ganhar.
    Agora que o Luca volta pra Alemanha o Nemanja chega, fico curioso para saber quem vai ser o n. 10 esta época. Será que ainda chegará mais alguém?! Esta janela do mercado tem sido uma surpresa.

    ResponderEliminar
  2. Boa análise ao jogo e á equipa. O meu onze base que gostava de ver em 4-4-2 ou 4-3-3 (sabendo que com Jesus é um esquema que não existe) seria Ody; Gerson,Lucas,Morato,Verthonhen;Tino, Meite;João Mário,Radonjic;Everton e Yaremchuk.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!