Últimas indefectivações

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Três finais

"Agora é ganhar ou ganhar. Com a certeza do que os últimos jogos da equipa de Bruno Lage não foram nem consistentes nem motivantes

1. Lemos, nas Máximas de Cristina da Suécia que «um homem que teme a morte é incapaz de coisas grandiosas». E sabemos, igualmente, e desde há muitos séculos, e com Séneca - no seu A tranquilidade da Alma - «que de uma vez por todas morramos do nosso medo de morrer». Nesta semana em que a morte esteve no centro, se bem que assistida, da nossa agenda política - a par do racismo e, aqui, exigindo uma série e sistémica reflexão - temos consciência que o Benfica tem, no espaço de uma semana, três finais. A primeira será, amanhã, em Barcelos e frente a um Gil Vicente bem liderado por um dos grandes senhores - e senadores! - do futebol português, Vítor Oliveira. A segunda, na próxima quinta-feira, na Luz, e na legítima e ambicionada conquista dos oitavos de final da Liga Europa, face ao Shakhtar sob a sábia orientação de Luís Castro e trazendo da Ucrânia um resultado bem mais estimulante do que a exibição que todos vimos. E a terceira na próxima segunda frente ao Moreirense, uma equipa que esta época tem uma vitória e cinco empates fora da sua casa. Três finais e com a nota, especial e singular, de os dois encontros para a Liga NOS, se disputarem após terem terminados os jogos do Futebol Clube do Porto. Ou seja o Benfica já sabe seja amanhã em Barcelos seja na próxima jornada, no seu Estádio, os resultados da equipa de Sérgio Conceição. E sabendo, à partida, que todos os seus jogos motivam a conquista dos necessários três pontos, terá a consciência, logo no arranque de cada partida, do que terá que fazer, pelo menos, para manter a liderança da Liga portuguesa. Agora é ganhar ou ganhar. Com a certeza que os últimos jogos da equipa de Bruno Lage não foram nem consistentes nem motivantes. E, aqui, importa assumir que o discurso não pode colidir com a realidade nem com o jogo jogado que todos vimos. É que o jogo falado e o jogo jogado devem ser coincidentes! Por vezes dizer a verdade custa. Dói. E está para além de vozes que julgam que, nestes concretos tempos, se pode iludir o que se sente e o que se pressente. E ter idade e memória é terrível. Por isso sabemos bem que temos pela frente três finais. Com a consciência, e a certeza, que o Porto de Sérgio Conceição já jogou quando o escolhido onze de Bruno Lage entrar em Barcelos e na Luz. Desde logo, amanhã, na terra em que justiça popular imortalizou, e bem, o Galo de Barcelos!

2. Só o Sporting ajudou Portugal, na passada quinta feira, no ranking da UEFA. Mas esperamos que na próxima quinta os outros três clubes portugueses somem vitórias e nos façam aproximar da França, a quinta classificada num ranking que nos permitirá, no final da próxima época desportiva, ter dois clubes com acesso direito à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os números são claros. Já nos distanciámos claramente da Rússia e estamos mais próximos da França. E esta aproximação pode acentuar-se se os nossos quatro representantes chegarem aos oitavos de final da Liga Europa. Seria um feito singular de um futebol português que tem de fazer muito nos relvados para minimizar os efeitos negativos que ecoam das bancadas o que chegaram ao mundo inteiro!

3. A Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do seu Presidente Fernando Gomes, acaba de fazer uma grande contratação: Madjer! Para coordenador do futebol de praia! Cinco vezes melhor jogador do mundo, tricampeão do mundo e mais de mil golos com a camisola de todos nós são números impressionam. E que mostram e evidenciam a qualidade de um jogador e de um homem que será, estou certo, uma outra mais valia para a Federação e para todo o futebol federativo. Os melhores devem estar ao serviço activo do futebol e da sua expressão organizacional da cúpula.

4. (...)

5. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!