Últimas indefectivações

sábado, 19 de outubro de 2019

O fastio, as saudades e a vibração

"Mesmo se a nossa Equipa de elite continua fora de casa, a família volta a reunir-se neste fim de semana, depois de um período que nos pareceu a todos demasiado longo. Mais do que carregar na justificação dos motivos ou da oportunidade com que foi definido o calendário da principal competição desportivo nacional, a verdade é que, se observássemos apenas o cinzento desempenho que a selecção de futebol mantém na mira da fase final de um Europeu de que (sabe deus como!) somos titulares, haverá de se convir que não vale a pena interromper o que é essencial, para continuarmos a ter de sentir, de vez em quando, tantas saudades de ver jogar o Benfica.
Mas felizmente que aí temos, de novo, o nosso Futebol. O do Benfica. E as nossas Modalidades. Em grande força. Sempre com o grande espírito conjuntivo e com a autêntica personalidade colectiva que nos distinguem.
Hoje, sexta, o Benfica de elite, na Cova da Piedade, para a Taça de Portugal, e em Vale de Cambra, o Futsal. Amanhã um dia muito recheado de ecletismos que tem início às 11h, no Seixal, no dérbi com o SCP, para a Liga Revelação, e prossegue às 15h, no Pavilhão Fidelidade, com o duro embate em Basquetebol, com a campeã Oliveirense, continuando às 17h no relvado da Catedral, com o histórico primeiro dérbi oficial em Futebol Feminino. Logo a seguir, de volta ao Fidelidade, às 19h, para entrar em cena o Hóquei, na 1.ª Jornada da Liga Europeia, enquanto a essa hora já se joga Andebol no Pavilhão de Gaia, com o Gaia/Empril, e terminarmos o dia em grande, às 20h45, em Voleibol, no 'N-º 2', aqui na Luz, com o SC Espinho, para início do Campeonato Nacional.
No domingo, mais ainda. Sempre à Benfica, sem selecção nenhuma: no Futebol Formação, um dérbi de Juniores, em Alcochete, às 11h, e à mesma hora, um jogo de Iniciados em Almeirim, antes de os Juvenis receberem o Louletano às 16h, no Benfica Campus. E na Modalidades - Basquetebol outra vez, às 11h, em Ovar para outro match muito difícil; às 15h, mais uma superexibição do nosso Supervoleibol, em São Mamede de Infesta; encerrando-se o glorioso fim de semana, com um apetecível Benfica - ADCR Arneiros em Futsal Feminino, às 18h no 'N.º 2'.
Depois daquele paragem, talvez forçada demais, finalmente podemos outra vez dizer que não há fome de competição (e de competitividade) que não nos dê em fartura...
De que nos vale 'para tudo', interrompendo o ciclo produtivo das equipas e perturbando o foco essencial dos atletas no serviço dos respectivos clubes que tudo sustentam e para tanto, ter de deixar em suspenso, durante semanas, a verdadeira essência do país desportivo?
Afinal, jornada após jornada nos torneios da selecção principal de futebol, o que vemos é não mais do que o esforço inglório dos atletas, ali expostos a critérios 'de fezada', em sucessivos confrontos com equipas servidas por intérpretes menos valiosos do que os portugueses, embora, em todo o caso, estes se mostrem geralmente mais determinados, mais seguros das respectivas missões nas suas equipas e, também, mais estrategicamente preparados do que os nossos. E, de cada vez que penso nisto, em vez de me conformar com o que vejo, mais rejubilo com a justeza da atribuição do Melhor Treinador da Época passada ao nosso Bruno Lage."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!