Últimas indefectivações

sábado, 19 de outubro de 2019

CD Cova da Piedade 0-4 SL Benfica: Algum dó mas pouca Piedade

"Para este primeiro jogo na Taça de Portugal o Bruno Lage optou por reeditar a dupla Gabriel/Samaris, lançar a dupla ofensiva RDT/Vinicius e também por dar a titularidade a Caio Lucas. Já o Jorge Casquilha, com uma equipa muito limitada, optou reconhecer a superioridade encarnada. Assim abdicou da tentação de ganhar o meio-campo e lançou uma equipa a actuar com 5 defesas, de forma a tentar anular os dois pontas de lança do SL Benfica.
A primeira parte trouxe-nos um jogo muito morno. Sem se exibir a grande nível o SL Benfica foi sempre estando por cima com maior dominio da bola, maior capacidade de pressão e melhor gestão dos tempos de jogo. O CD Cova da Piedade foi uma equipa mais expectante e apostada em ferir a defesa encarnada através de arrancadas pelas alas dos seus extremos – Vitinho e Femi Balogun. 
Durante o primeiro tempo foi só mesmo através destes dois jogadores que a equipa da casa conseguiu ir criando alguns sustos mas sem nunca ser capaz de chegar com a bola dominada a zonas de finalização. Já o SL Benfica, sem forçar muito, foi encontrando espaços para finalizar e testar os reflexos do guardião Tony Baptista.
As maiores oportunidades estiveram nos pés de Pizzi e Vinicius que só com o guarda-redes pela frente não conseguiram finalizar. Contudo, já ao cair do pano, num lance individual do transmontano apoiado em tabelinha pelo brasileiro, o SL Benfica conseguiu adiantar-se no marcador. Golo do Pizzi e assistência do Vinicius.
No jogo do SL Benfica foi de destacar a tentativa tanto do Caio Lucas como do Pizzi em procurar o espaço interior de forma a tentar criar ligações entre o meio-campo e o ataque encarnado.
O jogo foi para intervalo com um Benfica superior mas pouco brilhante e com um 0-1 timido mas que coloca alguma justiça ao marcador.
O segundo tempo arrancou praticamente com o segundo golo encarnado – também segundo golo do Pizzi. Uma recarga à entrada da área ao minuto 48 pôs fim a esta eliminatória da Taça de Portugal. Nem deu para perceber as intenções de Jorge Casquilha ao lançar ao intervalo o Gustavo para o lugar do Balogun.
O CD Cova da Piedade tentou reagir com o lançamento do médio Diarra para o lugar do Massaia, desfazendo assim o trio de centrais e reforçando o meio-campo. Mas o estrago já estava feito. E não demorou para que também o Vinicius fizesse o gosto ao pé.
Estes últimos 45 minutos foram de total controlo do SL Benfica. Posse de bola, pressão sobre o adversário, criação de oportunidades. A equipa da casa nada mais conseguiu oferecer ao jogo até ao apito final.
Com o lançamento de Florentino e Gedson a jogo o Bruno Lage garantiu que o adversário não teria nem bola nem espaço para tentar surpreende. Destaco o posicionamento do Grimaldo que trouxe uma criatividade diferente ao ataque encarnado. É que o lateral esquerdo neste segundo tempo não só subiu mais como frequentemente se colocou na posição de 10, tanto a dar linha de passe como a abrir espaços para os atacantes.
Aos 90+1 ainda deu tempo para o Carlos Vinícius bisar e fechar o resultado num 0-4.
Vitória justíssima onde o Sport Lisboa e Benfica comprovou não ter de se superar para dominar este Clube Desportivo da Cova da Piedade.

Onzes Iniciais e Substituições
CD Cova da Pierdade: Tony Baptista, Oto’o , Marcão, Allef, Massaia (B.Diarra 56′), Chico Chen, Marakis, André Carvalhas Balogun (Gustavo Souza 45′), Vitinho e Yuhao Liu (Edinho 62′). SL 
Benfica: Zlobin, Tomás Tavares, Jardel, Ferro, Grimaldo, Samaris (Florentino 70′), Gabriel, Pizzi (Cervi 74′), Caio Lucas (Gedson 64′), Raul de Tomas e Vinicius.

A Figura
Tony BaptistaApesar do muito bom jogo do Vinicius o meu destaque vai para o guardião brasileiro. O guarda-redes do CD Cova da Piedade apesar dos golos sofridos conseguiu demonstrar sempre muito concentração na abordagem aos lanes e frieza e inteligência na saída dos postes. Além disso, deve-se a ele o facto de não ter existido uma goleada com números mais expressivos, sendo que por pouco não evitou a abertura do marcador ao fechar a primeira parte.

O Fora de Jogo
Caio Lucas Teoricamente um jogador rápido, criativo e muito apurado tecnicamente, mas que continua sem afirmar esses atributos em solo português. Hoje teve a oportunidade de ser titular contra uma equipa do segundo escalão e em momento algum conseguiu fazer a diferença. Sai aos 64 minutos e não me recordo de uma única vez que tenha conseguido ultrapassar um adversário com a bola controlada."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!