Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Vermelhão: mais quatro !!!

Nacional 0 - 4 Benfica


Fim de um ciclo extremamente complicado, com mais uma vitória clara... Começar a época com 8 jogos, em menos de um mês (26 dias), muitos deles de cariz decisivo, envolvendo muito stress, tanto para os jogadores, como para nós adeptos, não é fácil... Mas a soma das emoções deste arranque, é claramente positiva... os dois pontos perdidos com os Lagartos, ainda deixam alguma azia, mas o saldo total é extremamente positivo: 1.ª lugar no Campeonato, partilhado; e qualificação para a Liga dos 'milhões'!!!
Tudo isto, num contexto de ataque cerrado ao Benfica, que começou com um sorteio do calendário 'martelado'; com a manutenção do ataque 'judicial' ao Benfica nos 'mérdia'; com arbitragens ao nível do pior nos anos 90, tanto nos nossos jogos, como nos jogos dos nossos principais 'inimigos', sempre com os menos beneficiados (não somos nós...) e sempre com os mesmos prejudicados (adivinhem?!...); com a 'refinada' lavagem dos apitadeitos nas televisões e nos pasquins...; com a manutenção das odes a todos os jogadores, treinadores e dirigentes que não sejam do Benfica e o total oposto em relação aos jogadores, treinadores e dirigentes do Benfica... 
Tudo isto somado, o facto do Benfica se manter na luta por todos os objectivos no início de Setembro, é um 'milagre'!!!
Este ciclo sobrecarregado acabou por ser um excelente teste para os nossos jogadores, em todos os aspectos (técnicos e psicológicos), e se em relação aos mais antigos, a nossa opinião já estava feita, e já sabemos o que esperar deles, destaco três casos 'novos':
- Odysseas: temos guarda-redes, hoje foi fundamental... mesmo com um cabazada de 4-0, fez duas grandes defesas, com o resultado em 2-0, que podiam ter alterado a forma como o jogo estava a decorrer! Ainda é novo, tem aspectos para melhorar, mas é uma grande mais-valia comparando com o ano passado...
- Gedson: quem acompanha a Formação do Benfica não pode ficar surpreendido, o Gedson foi sempre uma 'promessa' praticamente garantida!!! Mas mesmo assim, esta titularidade imediata, 'sem espinhas', sem percalços, sem hesitações, foi espectacular...
A grande diferença do Benfica desta época, para o Benfica da época anterior, está na pressão no meio-campo, estamos a pressionar mais alto, a linha defensiva está a defender mais alta... e tudo isto começa com o Gedson...!!!
- Seferovic: inacreditável como passou de 'dispensável', para titular! O grande elogio que lhe posso dar, é a atitude!!! Não desmoralizou e foi à luta... Com os problemas de adaptação do Ferreyra, com as lesões do Castillo e do Jonas, o Seferovic foi à luta com tudo... Aqueles poucos minutos com o Sporting, demonstraram 'vontade' e o jogo de Salonica confirmou... e hoje, o golo apareceu!!!
Neste 433, as características do Seferovic (com esta atitude) adaptam-se perfeitamente... Um dos problemas no Benfica nas últimas épocas, foi a pouco 'profundidade' dos nossos atacantes, raramente os nossos avançados faziam movimentos em velocidade nas costas dos defesas contrários, o Seferovic o ano passado, começou bem... mas depois perdeu 'gás'... Espero que mantenha a vontade de triunfar na Luz!
A partida de hoje, apesar da goleada, não foi fácil... O Nacional, entrou a pressionar alto e com agressividade... O jogo andou vários minutos repartido, o Benfica nunca permitiu a aproximação do Nacional com perigo à nossa área, mas ganharam alguns cantos, e sentia-se que o Benfica não estava 'à vontade'!!!
Até porque os lances 'duvidosos' foram-se sucedendo dentro da área do Nacional (com 0-0) e nem sequer havia recurso ao VAR...!!! Siga a 'dança'!!!
O 1.ª golo não mudou muito... O Nacional manteve a atitude... mas creio que o 2.º golo, mesmo antes do intervalo, acabou por dar tranquilidade ao Benfica...
Mesmo assim o início da 2.ª parte foi o melhor período dos insulares, que obrigaram o Odysseas a 2 grandes defesas (a 1.ª é muito difícil, pois a bola passa no meio das pernas do Almeidinhos...), o jogo ficou ainda mais duro, com os cartões a 'choverem' para o nosso lado...!!!
Mas por volta dos 65 minutos, percebeu-se que o Nacional foi perdendo 'gás' e o Benfica começou a segurar a bola mais à frente (após o intervalo, defendemos demasiado atrás)... e assim surgiu o 3.º golo, que finalmente, 'matou' o jogo!!!
Até ao fim, ainda tivemos o grande golo do Rafa...
A única nota negativa, foi mesmo a lesão do Fejsa... Vamos ver se não é nada de grave, pareceu-me os problemas musculares típicos do nosso Tractor Sérvio!!! Se calhar, a 'não saída' do Samaris ainda vai ser útil...!!! O Alfa entrou bem, mas ainda comete erros desnecessários, tanto no posicionamento, como às vezes no passe (excesso de confiança)... Recordo que o próximo ciclo de jogos, incluiu o jogo com o Bayern, o jogo em Atenas com o AEK e o clássico na Luz com os Corruptos. Tudo jogos, onde a experiência é essencial...
Salvio está em grande forma... e 'exige' a renovação do contrato! Não me parece que o ordenado seja o problema, suspeito que o empresário esteja a exigir uma comissãozinha avultada...!!!
Mas praticamente não existe jogador em má forma... até o Cervi que eu já critiquei este ano, subiu de rendimento... em Salonica já tinha sido um dos melhores, e hoje voltou a estar bem.
A dupla Verdíssimo/Xistra esteve 'fortíssima'... Extraordinário, como o lance do Seferovic, o do Cervi e o do Salvio não suscitaram dúvidas, e não houve VAR... Sendo que no caso do Cervi, o Verdíssimo estava a 3 metros do lance, com vista desimpedida!!!
Para entender a premeditação destes actos, basta recordar a forma como recorreu ao VAR na parte final do jogo, quando o resultado já estava feito... mas com 0-0 no marcador, nunca seria o apitadeiro o 'desbloqueador' do jogo!!!
Sobre o Amarelo ao Cervi, com 2-0, eu acho que deveria ser Vermelho... O problema, é que nessa altura, já deveria estar 5-0... além dos outros cartões perdoados...
Mas além dos penalty's e do critério disciplinar, ainda houve 'desequilibro' no critério técnico fora da área...! Como é costume a pressão do Nacional foi constantemente premiada... Eu até gosto de ver jogos com intensidade e luta, o problema é que quando o apitadeiro só permite esse tipo de jogo, de um lado...
Este descanso será importante para recuperar algum fôlego, apesar de 9 jogadores irem para as Selecções. Espero que pelo menos o Castillo esteja de volta com o Rio Ave para a Taça da Liga... Seria interessante neste espaço saber mais alguma coisa sobre o Jonas, mas duvido... E a partir de hoje, todos os Benfiquistas, vão querer saber o timing do regresso do Fejsa...!!!
PS1: Hoje não posso deixar de falar da pouca vergonha que se passou nas bancadas da Choupana, e que se vai passando em quase todos os Estádios do Tugão:
O Benfica tem que ir até às últimas consequências, e não pode permitir que os adeptos do Benfica que compram bilhetes, para áreas que não estão reservadas para sócios do adversário, sejam impedidos de entrar com adereços do Benfica...
Vivemos num país onde supostamente existe Liberdade de expressão e Liberdade de movimentos... Se existem vândalos nas bancadas que são incapazes de se sentar ao lado de pessoas que se vestem com as cores do adversário, então são esses que devem ser impedidos de entrar nos recintos desportivos...

PS2: Parabéns à Marta Pen, pelo recorde nacional da Milha (4m22s45), que já tinha 16 anos e pertencia à Carla Sacramento!!!

4 comentários:

  1. Penso que a lesão do Fejsa nestas 3 semanas será debelada. Cheira-me a cansaço muscular.
    Quanto à lesão do Jonas, não me interessa saber quando ele volta, até porque é impossível prever e a informação não tem qualquer efeito na cura. Pelo contrário. Deixem os médicos trabalhar em paz!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post. Quanto ao Seferovic nunca percebi porque na época passada praticamente não contou. Acho-o um excelente jogador, a dinâmica que dá ao ataque do Benfica prova-o. Um dos melhores "reforços" desta época.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez - Número de faltas cometidas - Nacional 6 - Benfica 16!!!

    No Bessa foram 12 faltas para o Boavista e 21(!) para o Benfica!!!

    Os jogos sucedem-se e esta vergonha mantém-se; o Benfica faz SEMPRE mais faltas do q os caceteiros de serviço... são dados objectivos...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!