Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de abril de 2018

Amor vs. Ódio

"No futebol, como na vida desejo que o bem triunfe e o mal esmoreça. Torço pela justiça com o mesmo afinco que repudio o inverso. Prefiro a paixão à ira, não troco a devoção pela raiva. É evidente, portanto, que anseio uma vitória do Benfica no clássico.
As diferenças entre Benfica e FCP são intermináveis. Das raízes aos dias de hoje, jamais esquecendo o caminho através do qual emblema se fez grande - é importante manter presente o nome das figuras históricas. Eusébio, Mário Coluna e José Augusto de lado; Carlos Calheiros (José Amorim, se preferir), Augusto Duarte e Jacinto Paixão ou outro. Cada clube tem as suas lendas, e devemos respeitá-las a todas. Gostaria imenso de listar, um por um, todos os aspectos que separam Benfica e FCP, mas o jornal está confinado apenas a 32 páginas. Limito-me, então, a salientar somente um desses infindáveis contrastes: o combustível que move cada uma das cores. O primordial desígnio de um benfiquista é o amor ao Benfica. A suprema motivação de um portista é o amor... pelo ódio ao Benfica. A causa é a mesma, o sangue bombeia o coração é distinto. Salvo as excepções, é este o ADN que compõe um e outro clube. O 'eu amo o Benfica' ajuda o Salvio, a galvanizar-se. Não tenho tanta certeza de que o 'SLB, SLB...' entoado nos jogos do FCP tenha o mesmo efeito sobre o Brahimi. Cada clube tem a sua mentalidade, devemos respeitá-las a todas.
Fazer prognósticos em jogos desta natureza é um tiro no escuro, mas atrevo-me a eleger o elemento que mais diferença poderá fazer de cada lado. Pelo Benfica, naturalmente Jonas; pelo FC Porto, naturalmente, Francisco J. Marques. Cada clube tem os seus craques, e devemos respeitá-los a todos."

Pedro Soares, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!