Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de março de 2018

A (de)pressão atinge todos!

"A recente entrevista dada por André Gomes e uma revista espanhola teve impacto em todo o mundo desportivo, com destaque no meio futebolístico. A forma clara como falou dos seus problemas demonstra uma clarividência pouco comum, mas acima de tudo a coragem a que se referiu o seu treinador. Não é fácil assumir estes momentos, bem pelo contrário. Também recentemente, o alemão Mertesacker, central internacional, de 33 anos, que joga no Arsenal, contou como o futebol lhe está a provocar ansiedade e a afectar a própria saúde. Não há jogo em que não vomite, antes ou depois do mesmo. Estes são apenas dois exemplos, de dois jogadores que tiveram coragem de assumir o que se passa com muitos mais.
Na verdade, quem é constantemente julgado, na maior parte das vezes por avaliadores com menor capacidade que os avaliados, está quase sempre em stress competitivo e em ansiedade na sua vida profissional, e tem todas as condições para no plano psicológico ter problemas, por vezes desvalorizados, com influência decisiva no rendimento diário. Os profissionais de futebol (jogadores, técnicos e árbitros) são claramente dos mais expostos a estes problemas.
A Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPRO) revelou dados interessantes, transcritos pela revista Jogadores neste seu último número: 43% dos jogadores no activo sofrem de ansiedade ou depressão, este número baixa para 35% quando os jogadores se retiram do jogo. Na realidade, a pressão existente no futebol tem atingido níveis insuportáveis, quer pelo mediatismo quer pela forma como são dirigidos as equipas e as competições. As estruturas dirigentes têm que recorrer a especialistas que possam ajudar a encontrar defesas para suportar este ambiente de pressão.  E todos têm que estar incluídos, dos adeptos aos presidentes, passando elos profissionais que estão mais expostos, os já referidos jogadores, técnicos e árbitros."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!