Últimas indefectivações

sábado, 16 de agosto de 2014

Zurique: medalhas...

Foi preciso esperar pelo penúltimo dia de competição para a delegação Portuguesa conquistar medalhas nestes Europeus, e foram logo duas, ambas na Maratona feminina: Jéssica Augusto, Bronze individual; e selecção Portuguesa - Jessica Augusto, Filomena Costa, Marisa Barros (ex-Benfica), e Doroteia Peixoto -, com a Prata.


Tivemos 6 Benfiquistas em competição no dia de hoje, destaco o excelente 8.º lugar da Susana Costa, na Final do Triplo Salto feminino. Acima das expectativas claramente... A prova foi muito interessante, já que a Susana fez nulo, no primeiro salto, fez 13,72m no 2.º salto, o que lhe dava somente a 9.º posição, e portanto de fora dos últimos 3 saltos... mas, à 3.ª tentativa, saltou 13,77m, exactamente a marca que precisava, e assim 'saltou' para 8.ª!!! No 4.º salto, ainda melhorou para 13,78m... mas ficou por aqui.
Se a Susana tivesse aproximado a sua melhor marca do ano, só teria subido para 6.ª tal a diferença para as outras competidoras... Este foi um excelente Campeonato para a Susana, e agora só espero que consiga manter este nível, para que nos próximos Campeonatos (incluindo os Jogos...) possamos ter 2 atletas Portuguesas no Top 8 Mundial...

Nas estafetas Portugal bateu um recorde nacional - antes somente o Ricardo dos Santos nos 400m o tinha feito -, os rapazes, nos 4x100m, começaram por ter 'azar' na Pista que lhe foi destinada: 1. Depois uma distribuição das Selecções pelas duas Meias-Finais um pouco 'torta' para facilitar a qualificação da Suíça (a equipa da casa) para a Final, tornou tudo mais complicado, mas mesmo assim deu para ser a última equipa a ser repescada. Com o recorde nacional, em 38,79s (melhor que a Holanda, que qualificou-se automaticamente na 1.ª Meia-final!!!), tivemos em pista o Diogo Antunes, o Arnaldo Abrantes, o Yazaldes Nascimento, e o único não-Benfiquista: Francis Obikwelu!!! Vamos assim amanhã 'defender' o nosso 6.º lugar dos últimos Europeus, não será fácil, mas é possível...
Nos 4x400m femininos já se sabia que a qualificação seria quase impossível, mas mesmo assim as meninas não desistiram... mas ficaram longe. Se tivessem aproximado o recorde nacional feito nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona, estávamos na Final e a lutar pelas medalhas, mas neste momento isso parece impossível... A nossa Dorothé Évora, fez o 3.º percurso, com a Filipa Martins, a Vera Barbosa, e a Cátia Azevedo a completarem a equipa, que fez 3:35.41 min.

O outro Benfiquista a competir em Zurique hoje, foi o Diogo Ferreira (12.º), e as coisas não lhe correram bem. Na Final do Salto à Vara, não conseguiu um salto válido, falou as 3 tentativas a 5,40m, marca perfeitamente ao seu alcance. Mas não podemos ser muito criticos, o Diogo no seu primeiro grande Campeonato conseguiu a qualificação para a Final... algo que outros antes dele, tiveram que penar para conseguir!!! Agora, é começar a pensar nos Mínimos para os Mundiais do próximo ano, e nessa altura fazer melhor na Final... algo perfeitamente possível.
O Edi Maia, finalmente, num grande Campeonato conseguiu estar perto do seu melhor nível, terminou em 8.ª com 5,60m, igualando a sua melhor marca deste ano (perdeu quase sempre para o Diogo Ferreira este ano!!!), depois de vários Campeonatos onde desiludiu, neste esteve bem... somando mais um Top 8 para a comitiva Portuguesa, e já são vários... ainda hoje a Sara Moreira, terminou em 6.ª nos 5000m...

Amanhã, no dia do fecho dos Europeus, vamos ter mais 6 Benfiquistas em acção: os 3 velocistas na Final dos 4x100m (Diogo Antunes, Arnaldo Abrantes, Yazaldes Nascimento), e os 3 Maratonistas José Moreira, Rui Pedro Silva e o Ricardo Ribas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!