Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Eusébio, mito vivo e sempre presente

"Nas actividades que conseguem mobilizar o interesse ou mesmo a paixão das multidões existem as vedetas, os ídolos e os mitos. As vedetas têm, quase sempre, prazo de validade limitado, os ídolos duram mais, mas acabam por revelar, em muitos casos, que têm pés de barro, e os mitos, mesmo em vida, conseguem conquistar o patamar da posteridade e eternizar-se na memória colectiva, por boas ou por más razões.
O Benfica tem no seu património imaterial o maior mito de sempre do futebol português. Chama-se Eusébio da Silva Ferreira e ingressou no clube no mês de Dezembro de 1960, com um contrato válido por três épocas. A exposição agora inaugurada no Estádio da Luz para comemorar esse meio século de ligação ao Benfica não só mostra o que foi o excepcional percurso desportivo de Eusébio, num tempo em que a 'bolsa de valores' neste domínio estava muito longe de ser o que é hoje, mas põe também em evidência a forma como o nome de Eusébio entrou no panteão dos maiores jogadores mundiais de todos os tempos, numa posição inquestionavelmente cimeira.
Dois dos atributos que reforçaram essa dimensão mítica foram a modéstia e o espírito de sacrifício, para além da genialidade do jogador e goleador nos relvados dos estádios. Vítima de frequentes agressões destinadas a travar a sua caminhada imparável para a baliza adversária, Eusébio pouco se queixava e nunca retaliava, facto revelador da sua dimensão humana, moral e profissional.
Numa época vazia de valores e talhada para o esquecimento e para a sistemática desvalorização da memória, Eusébio continua a ser um património vivo do Benfica, que sabe, como nenhum outro clube, enaltecer essa e outras memórias que fazem a grandeza da instituição.
E embora isso não tenha sido dito, acho que o resultado expressivo e a boa exibição do Benfica no jogo contra o Rio Ave foram uma forma de o Benfica de hoje dizer publicamente e com orgulho: 'Obrigado, Eusébio!'"
José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!