Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de abril de 2024

Suar a camisola no feminino


"Meninas a jogar futebol e a ver mulheres a jogar futebol

As minhas filhas foram ontem a uma festa de anos com a temática de futebol. Avançaram sem medo com as suas camisolas do Penãrol oferecidas pelos amigos uruguaios, roupa escolhida três dias antes. Duas meninas de preto e amarelo, e dezasseis rapazes de Sporting, Benfica, Inter Miami, Real Madrid, Manchester United ou Manchester City em várias atividades como remates, precisão, três para três, um jogo final. Bateram-se com quase nenhuma experiência, com miúdos que jogam em todos os intervalos da escola, em clubes ou escolas. Havia mais meninas em festas paralelas, equipadas ou não. Acabaram suadas, vermelhas. À saída, a mais velha: «Mãe, porque não escreves sobre o futebol feminino? Em como há desigualdade?» Falava de como pouco lhe passaram a bola. Ao mesmo tempo jogava-se um Sporting-Benfica, que quis acompanhar, tal como tinha feito nas férias da Páscoa, em que colocou o avô a ver o Benfica-Sporting da primeira mão da meia-final da Taça. Disputou-se no Seixal, com a irmã a perguntar porque não se jogava no estádio da Luz, como tinha acontecido com o Lyon na Liga dos Campeões. Nas bancadas havia gente, adeptos das duas equipas misturados, imagine-se.
O bichinho já entrou, é uma máquina que a FIFA colocou em movimento e dificilmente será travada, embora avance devagarinho. A participação de Portugal no Mundial foi um grande passo na identificação com novos ídolos (ídolas?) – colecionaram as caricas que saíam com uma cerveja -, mas as desigualdades são ainda evidentes, de fora para dentro. O fenómeno Kika Nazareth, distinta pelo scrunchie e pelo que faz com os pés, dá uma ajuda gigantesca a atenuá-las.

PS1: Sérgio Conceição disse «querem pôr a região norte um bocadinho fora do mapa do sucesso desportivo». A sério?

PS2: Alex Grimaldo deixou o Benfica órfão de lateral esquerdo e apostou em Xabi Alonso e num Bayer Leverkusen «que nem à Champions ia». Pois bem, mais do que tempo para ajudar o clube a sagrar-se ontem campeão da Alemanha pela primeira vez."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!