Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A gravidez e a prática desportiva


"A gravidez não é um obstáculo para a prática desportiva. Aliás, ela é recomendada pelos médicos. Sabe-se que diferentes formas de exercício podem cuidar do corpo. Não é preciso ter medo de magoar ou de prejudicar o bebé. De uma forma geral, há práticas desportivas que são recomendadas e outras que são contraindicadas.
A gravidez altera o corpo da mulher de uma forma benéfica para a atividade física: a batida cardíaca e a capacidade respiratória aumentam, a tensão arterial baixa e os órgãos beneficiam de uma melhor circulação sanguínea. Estes sinais são semelhantes aos obtidos através de treino físico regular. A atividade física durante a gravidez pode ajudar no combate ao aumento de peso, às insónias, à obstipação, aos problemas urinários e às dores nas costas, por exemplo. Todavia, devem ser evitados exercícios que sejam traumáticos ou que envolvam risco de queda.
Qual é, então, a frequência do exercício físico quando as mulheres estão grávidas: os dois primeiros meses: formação normal; o terceiro mês (aumento do risco de aborto): ginástica de manutenção muito suave; do quarto ao oitavo mês: atividade desportiva ligeira; o nono mês: descanso.
Durante a gravidez, as atividades permitidas são, geralmente, muito suaves, relacionadas com o relaxamento e o trabalho da respiração. São recomendadas caminhadas, ciclismo de exercício, natação, ginástica suave, alongamento e hidroginástica. Realçamos aqui três práticas:
Andar a pé: a caminhada é uma excelente forma de exercício e pode ser praticada por todas as mães expectantes, mesmo as que são menos atléticas. Não exige a necessidade de equipamento especial. A marcha ativa a circulação sanguínea, particularmente nas pernas. É só preciso escolher um terreno estável e não muito íngreme, por forma a que o passeio não se torne uma árdua caminhada. Natação e aeróbica aquática: a natação aumenta o ritmo cardíaco e também é boa para as costas e as articulações. O contacto com a água diminuirá a sensação de ganho de peso durante os movimentos e dará uma massagem corporal mais completa. Poder-se-á, assim, exercitar os músculos de forma suave. Não esquecer também que há aulas de ginástica aquática dedicadas para as grávidas.
Yoga: o yoga também é recomendado durante a gravidez. Na sua forma pré-natal, pode ser uma boa preparação para o parto. O princípio desta atividade é combinar o relaxamento do corpo e da mente, a fim de eliminar o stresse. Esta atividade, supervisionada, também permite trabalhar a respiração, o que é essencial para o parto.
Eis alguns conselhos sobre como fazer bem estas atividades: lembrar de ouvir o corpo e as suas necessidades; em caso de cansaço, não há necessidade de forçar; certificar que se bebe e se come corretamente antes, durante e depois do exercício.
Existem certos sinais de aviso que devem levar uma mulher grávida a parar imediatamente o exercício: hemorragia vaginal, dor abdominal ou dor pélvica. Caso isso aconteça, deve consultar um médico.
Quais as práticas desportivas que não são recomendadas durante a gravidez? São: desportos de contacto ou desportos de equipa que possam causar um contacto rude, bem como o mergulho e as atividades em altitude (acima dos 1600 metros); as atividades desportivas que causam fortes choques ou requerem movimentos bruscos são fortemente desencorajadas: desportos de raquete, jogging (a partir do segundo trimestre de gravidez) e equitação. O exercício físico deitado de costas não é recomendado após o quarto mês de gravidez. Além disso, certas doenças contraindicam formalmente a atividade desportiva durante a gravidez: doença cardíaca ou pulmonar; tensão arterial elevada mal controlada; qualquer outro problema que canse o corpo; finalmente, um historial de aborto espontâneo, hemorragia uterina, uma gravidez múltipla ou uma abertura do colo do útero também contraindicam a prática de desporto. Em caso de suspeita de abrupção da placenta ou de uma gravidez ectópica, toda a atividade física é proibida até que seja feito um diagnóstico definitivo."

Vítor Rosa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!