Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

5 avançados que marcaram a última década do SL Benfica


"Por vezes, há certas ações, momentos e ocasiões que são de tal forma impactantes que conseguem marcar pessoas, massas adeptas, clubes ou até gerações. Quando se fala de avançados esses momentos normalmente traduzem-se em golos. Embora não sejam apenas golos que fazem a carreira de muitos, é importante relembrar aqueles que os marcaram tantas vezes e que foram capazes de marcar, também, os últimos anos do Sport Lisboa e Benfica.

5. João Félix Uma época de sonho foi o que bastou, ao ainda jovem de 19 anos na altura, para encantar os adeptos benfiquistas, o futebol nacional, e tornar o seu nome num legado a seguir numa futura geração do clube.
Na época de 2018/2019 o avançado português somou 20 golos e 11 assistências em apenas 43 jogos e foi um dos grandes obreiros da reconquista benfiquista do campeonato português, que não conseguiu vencer aquele que seria o penta campeonato, no ano anterior. Essa excelente temporada acabou por ser presenteada com o prémio Golden Boy, referente ao melhor jogador jovem do ano, e também com uma movimentação exorbitante para o Club Atlético Madrid avaliada em cerca de 126 milhões de euros, algo nunca antes visto no futebol português. Um verdadeiro marco na nova geração benfiquista e no futuro do clube.

4. Konstantinos MitroglouProveniente do Fulham FC, o avançado grego chegou à Luz já com 28 anos, com rótulo de goleador, mas sem carimbo de estrela.
Numa altura em que o plantel encarnado contava com Jonas e Raúl Jímenez como as principais referências ofensivas, Mitroglou acabou por conquistar espaço e tornar-se um dos principais elementos da equipa das águias. Em duas épocas o grego contabilizou 62 golos e assistências combinadas em apenas 88 jogos. A área era o seu habitat natural e o golo o seu passatempo favorito. Um jogador verdadeiramente impactante na sua passagem pelo clube.

3. Lima Rodrigo José Lima dos Santos, mais conhecido como Lima no mundo do futebol, chegou à Luz oriundo do SC Braga na época de 2012/2013.
Com o número 11 nas costas, o brasileiro realizou três épocas fantásticas ao serviço dos encarnados onde somou 70 golos e 24 assistências em 144 jogos. Um autêntico canivete suíço na frente de ataque encarnada, capaz de jogar em qualquer posição a nível ofensivo. Muito completo e sobretudo bastante útil para a equipa sempre que pisava o terreno de jogo. Talvez alguém a quem nunca lhe foi reconhecido o devido mérito por tudo aquilo que fez e ajudou a conquistar enquanto jogador das águias. No total foram seis os títulos conquistados pelo brasileiro nas três temporadas realizadas ao serviço do Benfica. Uma autêntica fonte de rendimento.

2. Jonas Chegado a Lisboa, como jogador livre, no verão de 2014, ninguém diria que Jonas, já com 31 anos, se viesse a tornar uma lenda do clube.
Depois de não conseguir convencer a europa ao serviço do Valência CF, Jonas chegou ao futebol português e foi capaz de se transformar num ídolo ao serviço das águias. Em cinco épocas, “ O Pistolas”, faturou por 137 vezes em 183 jogos realizados. Nesses cinco anos conquistou por quatro vezes o título de campeão nacional, e venceu também uma Taça de Portugal, duas Supertaças e duas Taças da Liga. Individualmente venceu também duas Bolas de Prata, que distinguem o melhor marcador da Liga Portuguesa. Jogava e fazia jogar, deliciava os adeptos com o seu futebol e mostrou uma compaixão enorme pelo clube. Um jogador difícil de esquecer.

1. Óscar Cardozo Cardozo, ou apenas Tacuara, atuou no Benfica entre 2007 e 2014 e deixou no clube uma marca excecional.
Com um pé esquerdo de louvar, o paraguaio chegou a Lisboa desconhecido e foi capaz de colocar o seu nome nos esplendores do futebol nacional. Em sete temporadas ao serviço dos encarnados, apontou 172 golos em 295 jogos e tornou-se no melhor marcador estrangeiro da história do Benfica (nono no total). Sagrou-se por duas vezes melhor marcador da Liga portuguesa e conquistou dois títulos de campeão, uma Taça de Portugal e cinco Taças da Liga. Foi também, por uma vez, melhor marcador da Liga Europa.
“Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Óscar ‘Tacuara’ Cardozo.”
Um autêntico ícone incontornável na história do clube."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!