Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Talento e superação


"Este é o título da obra apresentada ontem, no auditório do Museu Benfica Cosme Damião, que evoca as extraordinárias conquistas europeias benfiquistas nos anos 1960, um evento que contou com a participação de quatro campeões europeus.

1
António Simões, Artur Santos, José Augusto, Mário João, personalidades lendárias da história do Benfica, participaram na apresentação do livro "Talento e Superação", da autoria do departamento do Património Cultural do Clube. Fernando Cruz, por motivos de saúde, não pôde comparecer.
Perante uma plateia repleta de Benfiquistas, incluindo vários antigos jogadores, e sob moderação do jornalista Gabriel Alves, as quatro glórias do Benfica partilharam memórias e falaram da epopeia do bicampeonato europeu, o maior feito desportivo da imensa e gloriosa história do Sport Lisboa e Benfica.

2
São muitos os episódios revelados neste livro, alguns deles de forma inédita. Na apresentação, alguns destes foram contados na primeira pessoa, mas o que mais se ouviu foi o desejo de voltarmos a ver o Benfica de novo campeão europeu.
Rui Costa enalteceu o contributo indelével dos campeões europeus para a grandeza do Clube: "Quero agradecer-vos pessoalmente pelo que fizeram pelo Benfica. Saímos daqui muito mais Benfiquistas. Vocês são o grande pilar da grandeza deste Clube."
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica lembrou que os obreiros das façanhas europeias dos anos 1960 "não eram os mais bem pagos da Europa, nem tinham as melhores condições" e, dirigindo-se aos campeões europeus presentes no evento, prestou-lhes o tributo devido e salientou o seu papel inspirador: "Foi a vossa valentia que deu ao Benfica os dois títulos de campeão europeu. Têm de continuar a ser exemplo para que possamos voltar a ser Campeões Europeus e essa era a maior homenagem que vos poderíamos fazer."
Veja a intervenção de Rui Costa.

3
A nossa equipa de andebol joga hoje, às 19h45, em Montpellier, em mais uma partida da fase de grupos da EHF European League, desta feita num pavilhão mítico da modalidade a nível europeu.
Chema Rodríguez fez a antevisão: "Vai ser um encontro muito complicado. Têm um prestígio enorme enquanto clube. Fizemos coisas boas na partida da Luz e queremos repeti-las lá. Temos de acrescentar outras coisas e corrigir alguns erros que cometemos para que no fim possamos ganhar."
Também a nossa equipa de voleibol tem confronto europeu: visita ao Roeselare, da Bélgica, no âmbito da fase de grupos da Liga dos Campeões. Marcel Matz considera que "temos de entrar muito fortes para alcançar um resultado positivo, o nosso objetivo" e garante que "vamos com tudo para vencer, perante um adversário mais dentro da nossa realidade, mas que está a jogar muito bem no Campeonato".

4
Marque já na agenda: amanhã, às 19h00 na Luz, há jogo de basquetebol com o Sporting. O apoio à nossa equipa é fundamental para que alcance vitórias.

5
António Silva foi eleito, pelos treinadores principais da Liga, o melhor defesa em outubro/novembro. Samuel Soares foi considerado, no mesmo período, o melhor guarda-redes da Liga 2."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!