Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Um furacão na viagem mais longa


"A noite da passada terça-feira, 6 de Dezembro, foi reveladora: a seleção nacional está mesmo no Catar! Portugal chegou ao Campeonato do Mundo com sensivelmente duas semanas de atraso, mas ainda muito a tempo de justificar a capa de candidato à conquista do título internacional que assumidamente veste. No primeiro jogo da fase eliminatória, o seleccionador Fernando Santos não olhou, enfim, a nomes, fundiu as peças com base na relevância do que cada uma delas pode dar à equipa das quinas do ponto de vista do rendimento desportivo, desamarrou o talento, e a consequência não podia ser mais favorável.
Na linha avançada, o goleador-mor da liga portuguesa foi o furacão que sabemos, com três golos marcados e um oferecido no embate com a Suíça nos oitavos de final da prova, e, como se ainda fosse necessário, revalidou a sua inclusão na convocatória. Na impactante estreia na pele de titular, Gonçalo Ramos foi, em poucas palavras, o mesmo finalizador clínico que temos visto impor-se, de jogo para jogo, no eixo do ataque da equipa do Benfica dinamizada pelo estilo de jogo cunhado por Roger Schmidt. Sem caridade nem protecionismo, escalou por mérito próprio - e as evidências são bem mais poderosas do que qualquer arranjo de palavras pomposas.
Uma exibição de mão-cheia de Gonçalo Ramos que facilitou a tarefa coletiva num momento severo, embalando a seleção para o duelo com Marrocos nos quartos de final do Campeonato do Mundo, mas que, por cá, também teve a a particularidade de abonar a mitigação do considerável vazio provocado pela realização de um Mundial a meio de um ano desportivo, um acontecimento inaudito na estação outono-inverno que veio objetivamente colocar em pausa o percurso arrebatador da equipa benfiquista. É assim uma sensação gémea da que nos domina quando viajamos nas paginas de um livro cativante e encantador, mas cuja leitura somos, de repente, forçados a interromper, adiando-a por um tempo.
Por sorte, e enquanto a expressão de vida da seleção no Mundial configura um misto de esperança e de incógnita a prazo, o calendário e a agenda anunciam o retorno do futebol do Benfica, já neste fim de semana, com um jogo de preparação no Algarve frente aos espanhóis do Sevilha, a menos de uma semana de distância do terceiro e último desafio oficial na fase de grupos da Taça da Liga, com porta aberta para os quartos-de-final da competição. A boa liderança, indispensável, não nos costuma falhar."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!