Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

"Naquele futebol não se pode 'moer café' "


 "O futebol de salão veio a marcar presença assídua na vida do Clube 50 anos antes da prática do futsal

O futebol de salão nasceu na América do Sul nos anos 30 e teve a sua primeira confederação em 1965. Dele descendeu o futsal, que, nos anos 80, se separou política e regularmente do futebol de salão.
A modalidade teve as suas primeiras manifestações no Benfica em 1955, num programa de angariação de fundos para o parque de jogos, promovido pelos futebolistas do Benfica. O jogo deu-se entre basquetebolistas e voleibolistas do Clube.
Na despedida de Oliveira Ramos das competições oficiais, em 1961, jogou-se futebol de salão entre o Sport Lisboa e Saudade e uma equipa de veteranos portugueses. A partida teve 'situações sério-cómicas, remates fulminantes, perdidas escandalosas, defesas magníficas (...) de tudo um pouco'.
Em 1967, a secção de patinagem encarnada promoveu um minitorneio de futebol de salão, pondo frente a frente figuras do teatro, do cinema, da televisão e da rádio do país. Nos festejos dos 17 anos do Estádio da Luz, em 1971, vários dirigentes do Benfica reuniram-se numa partida. Um torneio com a duração de um mês, no verão de 1976, contou com a participação de 66 equipas compostas por sócios.
O objectivo do futebol de salão era o do divertimento, mas também de treino. A partir de 1965, com a inauguração do Pavilhão dos Desportos nos baixos do 3.º anel, a equipa de futebol passou a usufruir do espaço para treinar.
A modalidade, afinal, parecia destinada a ser 'o último refúgio de jogadores veteranos' que garantissem 'seguras perspectivas de bom espectáculo' e para o público 'matar saudades' dos seus ídolos.
Eusébio, o mais requisitado, foi convidado para ir ao Canadá e a França com Iaúca, em 1973, e ao Rio de Janeiro, em 1975, com Nené. Desabituado ao ritmo frenético que todos conhecem do futsal, onde, ao contrário do futebol, não se pode 'moer café', o Pantera Negra não fez furor além da sua simples presença. Em 1988, ainda deu o pontapé de saída num festival de futebol de salão na Parede.
Dois anos antes, a polícia de Lisboa pedia autorização para treinar nas instalações do Benfica, e a equipa do Páteo Alfacinha, convidada a ir jogar no Brasil, pediu para o fazer em nome do Benfica. O futsal veio a ser adoptado por estas equipas e, não deixando de notar o crescimento da modalidade, o Clube veio a abraça-la com o maior dos sucessos no início do século XXI.
Conheça mais sobre a história das modalidades do Benfica na área 4 - Momentos Únicos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!