Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Afirmação Europeia


"No rescaldo do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões e enquanto decorrem as várias participações europeias do Benfica, importa fazer um ponto de situação.
A presença benfiquista na Europa em várias modalidades é considerada estratégica, fazendo parte de uma política de afirmação internacional que tem vindo a ser implementada com maior ímpeto. Ainda numa fase intermédia na presente temporada, o balanço é, para já, muito positivo.
Começando pelo futebol, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões trata-se do cumprimento de um objetivo sobre o qual a generalidade dos analistas, aquando do sorteio, julgou inacessível, em função da integração de um grupo acompanhado por Bayern e Barcelona.
O impacto financeiro deste apuramento é significativo, ainda assim aquém do prestígio desportivo granjeado, afinal a principal motivação do Clube. É precisamente a consolidação do estatuto europeu do Benfica o que se pretende, considerando-se que a disputa das eliminatórias se torne a regra e não um feito ocasional.
Ainda no futebol, temos assistido, no feminino, à primeira presença de um clube português entre os 16 melhores a nível europeu. Num projeto ainda recente, temos, naturalmente, muita margem de progressão. Melhorar continuamente é o desígnio e esta experiência tem sido importante também nesse sentido. A presença na alta roda do futebol europeu é essencial para o aumento de competitividade das nossas atletas, numa estreia em que os resultados (uma vitória e um empate em cinco jornadas) são, neste contexto, muito satisfatórios.
Há ainda a UEFA Youth League, em que garantimos o primeiro posto do nosso grupo e o subsequente apuramento direto para as rondas a eliminar da prova. O Benfica já há alguns anos que assumiu o estatuto de um dos melhores formadores do mundo, pelo que não surpreendem as habituais boas prestações nesta competição. A formação é fulcral no modelo de desenvolvimento do Clube, tratando-se de uma aposta contínua em que, ano após ano, se procura introduzir melhorias.
Nas modalidades de pavilhão, os contextos de cada modalidade ditam as aspirações benfiquistas, sendo que o denominador comum é o da elevação do nome do Benfica tão alto quanto possível.
Estamos, neste momento, apurados para a fase final da UEFA Futsal Champions League depois de, na ronda de elite, termos vencido os três desafios. Assumimo-nos como candidatos ao triunfo, procurando repetir a proeza de 2010.
No voleibol, marcamos presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Trata-se apenas da terceira vez que um clube português participa neste patamar da prova (a segunda do Benfica), o que, por si só, é demonstrativo do feito da nossa equipa. Fazer a melhor classificação possível é o objetivo.
No andebol marcamos presença na fase de grupos da EHF European League e lideramos o grupo B, ao fim de seis jornadas, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Nota para o último resultado obtido, um extraordinário empate conseguido em Nantes, ante um poderoso clube francês, num jogo em que estivemos desfalcados de seis jogadores, quatro deles inesperadamente por terem acusado positivo à COVID.
No basquetebol, já iniciámos a participação na segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup, o que significa que o primeiro objetivo – chegar a esta fase – foi cumprido (terminámos a primeira fase de grupos no primeiro lugar).
Sobra o caso do hóquei em patins, em que um conflito entre a World Skate e a EHCA inviabilizou a participação na Liga Europeia, prova que vencemos duas vezes. Nesta modalidade, temos a equipa feminina em ação no grupo A da Liga Europeia, juntamente com US Coutras (França), CP Voltegrà (Espanha), CS Noisy Le Grand (França) e Telecable HC Gijón (Espanha).
Entretanto, no panorama nacional, ontem tivemos o jogo de hóquei em patins frente ao Sporting, o qual vencemos por 4-3 com mérito, apesar das decisões infelizes de arbitragem, em nosso prejuízo, nos momentos decisivos.

P.S.: Parabéns à BTV pelo 13.º aniversário! Damos ainda nota da entrevista ao CEO Domingos Soares de Oliveira, cujo essencial pode ser visto ao longo do dia nos noticiários da BTV."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!