Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Luzes e sombras no Benfica


"Fechou recentemente o mercado de transferências e o saldo parece-me positivo para o Benfica. Reforçou-se com jogadores de inegável qualidade e para posições em que estava claramente deficitário como o meio-campo e as laterais. João Mário é o nº 8 que o Benfica precisava, Yaremchuk em teoria será um goleador e há boas perspectivas para Lazaro, Radonjic, Pinho e o regresso de Gedson. A Meité e Gil Dias dê-se por enquanto o benefício da dúvida. Também o Benfica solucionou várias das gorduras que tinha no plantel, à excepção de Gabriel, que ficou pendurado. 
Por outro lado, parece ser um plantel demasiado extenso e/ou desequilibrado. O Benfica tem neste momento quatro jogadores para a lateral direita: André Almeida, Diogo Gonçalves, Gilberto e Lazaro. Tem cinco avançados: Darwin, Gonçalo Ramos, Rodrigo Pinho, Seferovic e Yaremchuck. E, embora tenha vários jogadores de qualidade superior, não tem um "craque". Não tem um Jonas ou um Gaitán, um daqueles jogadores que sozinho resolve um jogo. Rafa será o mais aproximado, mas é muitas vezes irregular e pouco eficaz.
O Benfica arrancou o campeonato com cinco vitórias consecutivas. Um feito que não se via na Luz desde...a época passada. O que mostra que é preciso ter cautela na avaliação, mas não deixa de ser um pecúlio altamente positivo, mais a mais quando houve quatro jogos pelo meio de apuramento para a Liga dos Campeões (um objetivo brilhantemente conquistado, passando por cima de um PSV que goleou o Ajax, que por sua vez goleou o Sporting). Jorge Jesus geriu bem as rotações e com maior ou menor dificuldade todas as vitórias foram alcançadas. Com consistência defensiva e uma manita na última jornada.
Também é verdade que os adversários foram Moreirense, Arouca, Gil Vicente, Tondela e Santa Clara. E que o Benfica revelou muitas dificuldades em furar blocos baixos (como ainda recentemente se viu no jogo contra o Dinamo de Kiev), sendo que na larga maioria dos jogos é isso que vai encontrar. Esperemos que Jorge Jesus melhore nesse aspecto, pois colectivamente a equipa parece ter muito poucas soluções criativas, ficando dependente da inspiração individual (e como já foi dito, não há no plantel um jogador que levite acima de toda a Liga Portuguesa como Jonas ou Gaitán faziam).
Quanto às novidades fora de campo, o Benfica avança a passos largos para as eleições. Rui Costa será o natural vencedor (haja ou não mais candidatos) fruto da sua ligação ao clube e mostrando que não saiu (até ver) chamuscado da sua relação com Luís Filipe Vieira. E tem havido sinais positivos: a AGE vai finalmente ocorrer e parece (repito, pelo menos parece) haver abertura para a definição de um regulamento eleitoral, contagem de votos físicos, debates e tempo de antena na BTV. Tudo coisas que já deviam ter acontecido nas últimas eleições, mas que lamentavelmente foram abafadas, num sinal de fraca democracia Benfiquista.
Isto não invalida que se diga: há muito tempo que a AGE já devia ter ocorrido e não apenas a 3 semanas das eleições e sem a certeza sequer que do debate nessa noite surjam decisões que impactem o processo eleitoral. Se recordarmos que o anterior presidente da MAG se demitiu por perceber que Vieira recusava a realização da AGE, mesmo sendo esta estatutariamente obrigatória, mostra como a democracia Benfiquista foi esventrada nos últimos anos.
Por isto e, digo eu, por ter noção que seria uma candidatura kamikaze, derrotada à partida, João Noronha Lopes anunciou que não avança. Entendo, mas lamento. Os propósitos da sua anterior candidatura mantinham-se e assim desiste ou afasta-se da luta. De qualquer maneira, tiro-lhe o chapéu. Foi à luta, o que poucos fizeram nos últimos 20 anos e tendo em conta a comunicação de guerrilha que quem está dentro do Benfica faz a quem ameaça os seus lugares, muita coragem foi precisa. Não havendo Noronha, espero que alguém do movimento "Servir o Benfica" se "dê à morte". Isto é, mesmo sabendo que não vencerá as eleições, teste a democracia Benfiquista obrigando Rui Costa a provar se está tudo igual ou se é diferente, e permite por exemplo o tempo de antena na BTV e a realização de um debate.
Quanto a Rui Costa, desejo-lhe o maior dos sucessos como Presidente do Benfica. Que seja capaz de mudar o tanto que está errado no clube e manter também o tanto que de acertado foi feito na presidência de Luís Filipe Vieira. Como muitos Benfiquistas, gosto do Maestro, mas mantenho-me de pé atrás. Rui precisa de apresentar justificações para o dilema "Ricardo Araújo Pereira": foi conivente, cúmplice ou totó com os desvios de dinheiro do seu líder? Lamento, mas ética e moral são valores que considero inalienáveis no Benfica. Mesmo eu acreditando que Rui Costa tem tudo para ser um Presidente de muito sucesso no Glorioso, com bastantes mais conquistas desportivas que o seu antecessor. Pelo menos, assim o desejo.

Ps: Um Benfiquista que queira ver todos os jogos do seu clube na TV tem neste momento que subscrever três canais de desporto, gastando à volta de 50 euros por mês (a juntar aos 30 do pacote habitual). Se for regularmente ao seu estádio gasta ainda mais 10 ou 20 euros em bilhetes para todos os jogos (e isto nas bancadas mais acessíveis). Se for aos jogos fora, tem as despesas de alimentação e gasolina e bilhetes de 40 ou 50 euros à espera. Se for sócio do clube gasta mais 12 euros por mês. Quem aderisse ao lamentável cartão do adepto, teria mais uma despesa de 20 euros anuais.
O futebol tornou-se um luxo e um produto premium inacessível a boa parte da população. Toda a antítese da génese deste desporto que em tempos era do povo e para o povo."

1 comentário:

  1. Mais um lagarto chifrudo! Deixa me adivinhar, craque é o pote? Ou o sarabbia. Não existe em Portugal, sem ser no Benfica, craques do nivel do Rafa, do lucas, do darwin ou do Yaremchuk. Já para não falar no everton ou no weigl.
    O sportem é uma equipa muito compacta mas muito, muito limitada. E no clássico viu-se. Duas equipas limitadas, cujo forte é dar porrada.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!