Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Uma hospitalidade inusitada


"Numa viagem com contornos irreais, José Augusto deu o seu contributo

As digressões geravam enorme entusiasmo, quer para os dirigentes, por serem excelentes fontes de receitas e de promoção do Clube, quer para os jogadores, por ser a oportunidade perfeita para medirem a sua qualidade contra atletas estrangeiros. Contudo, para os adeptos era muito mais que isso, o interesse começava desde o início da viagem, motivados pelas peripécias relatadas nos jornais. A digressão que o Benfica realizou à América do Sul, em 1968, seria profícua nessas situações.
Entre 6 de Agosto e 3 de Setembro, os 'encarnados' realizaram um périplo que contou com passagens pelo Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia. Uma agenda tão preenchida obrigava que fosse seguida de forma escrupulosa, pro forma a que os benfiquistas não falhassem nenhum compromisso. A exigência da programação fez com que não se atrasassem... Bem pelo contrário: 'chegámos a Belém do Pará a meio da manhã (do dia 7 de Agosto). Um pouco cedo, na verdade, se atendermos que a comitiva era esperada no dia seguinte'. A antecedência proporcionou algumas situações inusitadas! Os benfiquistas não se conseguiram instalar em nenhum hotel da cidade, por estarem sem vagas. Com falta de opções, os dirigentes usaram a criatividade para resolver o problema, conseguindo que o Hospital da Beneficência Portuguesa os alojasse nessa noite.
Perante um contexto já bastante inusitado, a fasquia foi elevada por José Augusto, no dia seguinte. O extremo contou que, na noite anterior, quando estava perto de adormecer, apercebeu-se que, 'de súbito, alguém abria a porta do quarto e se preparava para entrar nele. Sobressalto, abri os olhos e logo dei com eles no velho branco de um homem de facalhão em punho... Era um médico. Vendo-me sobressalto, sorriu e pediu-me desculpa, dizendo que se enganara no quarto em que se encontrava o doente que ia operar'. O grupo que o ouvia ficou dividido entre os jogadores que estavam incrédulos com a situação e os que se fartavam de rir por acreditarem que não passava de uma partida de José Augusto.
A boa disposição manteve-se ao longo da digressão, com os 'encarnados' a serem recebidos de forma calorosa pelos adeptos dos vários países que percorreram. Saiba mais sobre as várias viagens do Clube pelo mundo na área 26 - Benfica Universal do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!