Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Semanada...

"1. A Derrota no Dragão. Já fiz uma análise mais detalhada ao jogo. Acho que o penalty pesou. Nunca marcaria aquele penalty. Acho que o Ferro não sofre falta, a meu entender, mas um jogador não salta com as mãos atrás das costas. Só um árbitro que nunca jogou futebol marcaria aquilo. Tivemos bons momentos de futebol - a reacção ao primeiro golo, a segunda parte na globalidade. Merecíamos outro resultado. Independentemente de tudo isso, continuamos em primeiro, com quatro pontos de vantagem, sem ter que ir ao Dragão, Braga, Guimarães ou Alvalade. Está mais nas mãos dos próprios adeptos do que outra coisa. Jogamos quase todos os jogos mais complicados em casa.
2. Árbitros Estrangeiros. Na sequência do jogo, Luís Filipe Vieira apareceu em público e no meio de muitas coisas, acabou por sugerir que fossem árbitros estrangeiros a apitar os jogos de Benfica e Porto até ao final da época. Tirando a jogada do penalty, que ainda ontem foi assinalado um igual no Milan-Juventus, e que eu acho que é mais um problema do Futebol Moderno, acho que arbitragem de Artur Soares Dias não foi má. Óbvio que tem os problemas habituais que os árbitros portugueses têm, nomeadamente marcar faltas por tudo e por nada, parando constantemente o jogo. Logo, apesar de invejar Inglaterra por não termos um Mike Dean ou um Anthony Taylor, não consigo concordar com a ideia de trazer árbitros estrangeiros para estes jogos. É algo que acontece na Liga Grega e tenho a certeza que nós, 6º melhor Liga do Mundo, não nos queremos comparar a Liga Grega. Se queremos uma mudança estrutural no futebol, essa mudança tem que começar por dar mais poder ao VAR, incluir uma margem de erro nos fora de jogo, dar challenges aos treinadores e acabar com os programas de Segunda-feira à noite - pelo menos na maneira que eles são.
3. A Lesão de Gabriel. Gabriel é um dos jogadores mais importantes no sistema de Bruno Lage. É o médio centro perfeito para a nossa táctica e a seguir ao Vlachodimos, o jogador mais difícil de substituir. Esta lesão nunca viria em boa altura. Ao que parece a lesão é mesmo muito complicada e pode até ter a carreira em risco. Que recupere e que consiga ter, no mínimo, uma vida normal. Merece tudo de bom na vida. Sempre mostrou ter elevação e é um jogador que como benfiquista nos podemos orgulhar. Esta lesão acaba por ser também uma oportunidade. Adel Taarabt é agora um jogador imprescindível. Mas o marroquino não vai poder jogar sempre e nós não podemos jogar com Florentino e Weigl em simultâneo. As hipóteses mais conservadoras serão Chiquinho, Samaris e David Tavares. Um destes três, ou talvez dois destes três terá que assumir o nosso meio campo num futuro próximo. Acho que o jogador ideal para receber esta oportunidade era Nuno Santos. Mas precisava do empréstimo e ninguém tem uma bola de cristal que possa adivinhar o futuro. Vamos ver se é desta que David Tavares consegue segurar um lugar. Pelo que tenho visto na equipa B, acho que ainda falta qualquer coisa. Mas quando eles vestem a camisola da equipa principal, a motivação é sempre outra. Qualidade ele tem.
4. A Oportunidade de Andrija Zivkovic. Alternativamente, podemos arriscar um pouco mais e jogar com Pizzi ou até Zivkovic na posição de Gabriel e Taarabt. Não é propriamente inovador, visto que ambos os jogadores já passaram por lá com Rui Vitória e Jorge Jesus e pode muito bem ser uma solução. Há um ano atrás, o Gabriel também se lesionou e na altura fiz um post em exclusivo sobre quem o poderia substituir. Na altura, a melhor solução que vi - e que era igualmente pouco conservadora - foi jogar com o Taarabt nessa posição. Puxem para trás uns posts e vão ver um desses em Março ou Abril do ano passado. E sinceramente, apesar de gostar muito de Samaris, e de no ano passado termos jogado muitas vezes com Samaris-Florentino, acho que precisamos de alguém com maior caudal ofensivo. Pode ser esta a oportunidade para Zivkovic. Bruno Lage já mostrou que o consegue fazer. Agora será que o sérvio também consegue?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!