Últimas indefectivações

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Os amarelos do Petit

"Como é sabido e reconhecido o futebol português vive (há demasiado tempo) num clima de corrupção (?), suspeição, acusação e intimidação que não o prestigia de modo algum. E o (de)mérito é todo dos três ditos «grandes», quer dos seus dirigentes quer dos seus adeptos. 
No jogo Marítimo-Feirense, 2 jogadores dos madeirenses foram admoestados com a cartolina amarela ficando impedidos de dar o seu contributo na próxima jornada no Estádio da Luz, contra o Benfica. Este impedimento foi orquestrado pelo treinador verde-rubro de modo a poderem estar presentes nos confrontos com equipas do seu campeonato. Qual a admiração? A verdade é que, seja com ou sem Edgar Costa e Joel, a probabilidade de sair com pontos da Luz (ou Alvalade ou Dragão) é bastante reduzida! Havendo 4 outros jogos posteriores para decidir a manutenção, o mais sensato é «limpar» a ficha de disciplina destes jogadores de modo a poderem dar o seu contributo nos jogos que efectivamente podemos ganhar. Se preferia jogar com os melhores e lutar para ganhar nos estádios dos «grandes»? Claro! Mas há que ser realista! Já fizemos o mesmo contra o Porto, poupando alguns jogadores que estavam em risco de suspensão, para que pudessem jogar contra um adversário directo na jornada seguinte.
A única diferença deste caso para outros que ocorrem em Portugal é a sinceridade do Petit: respeito e admiro, mas acredito que não o deveria ter admitido em público, evitando o denegrir da imagem do clube na praça pública. Se o próximo adversário não fosse um «grande» a comunicação social teria dado tanto destaque? Incrível como adora criar polémicas e incentivar o ódio e a desconfiança (que saudades do verdadeiro jornalismo) – os jogos e os resultados do Marítimo nunca merecem comentários de destaque nas capas dos jornais (a não ser quando joga contra os «grandes»), mas agora, com este «caso», destacam-se os amarelos forçados e não o resultado propriamente dito… Já entre adeptos «caiu o Carmo e a Trindade», falando-se de verdade desportiva, malas, favorecimentos etc...
No entanto, destaco o facto de tanto Benfica, Porto e Sporting também utilizarem este tipo de estratagemas nas vésperas dos jogos entre si, ou seja, nos confrontos do seu campeonato, de modo a poderem estar na máxima força. Nestes casos, já não se considera que é para facilitarem nos jogos com os chamados «pequenos» mas sim por ser um questão inteligente e estratégica. Haja coerência, por favor.
Por incrível que pareça, a primeira liga não tem só 3 clubes.
Em relação ao que realmente interessa, o Marítimo está mais perto de garantir a manutenção. Acredito que mais 3 pontos serão suficientes!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!