Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de março de 2018

Cronometragem

"O futebol parece estar – finalmente! – aberto a fazer alterações nas suas regras, de que a adopção do vídeo-árbitro terá sido a mais significativa, pese embora a dificuldade em se afirmar.
Também as alterações na cronometragem são já admitidas como indispensáveis.
Com a paragem do cronómetro – e a contagem do tempo real do jogo –, deixávamos de assistir ao ridículo de algumas compensações, escassos 3 ou 4 minutos em jogos em que a bola esteve em movimento pouco mais de uma hora (ou nem isso).
Todavia, entendemos que pecam por defeito as duas soluções que vemos mais defendidas, quer a que limita o rigor ao tempo de compensação (variável, critério do árbitro), quer a que o fixa nos últimos 10 minutos.
É pacífico que durante a 1.ª parte há menos anti-jogo, pelo que será de manter a actual compensação pelo árbitro; mas defendemos que toda a 2.ª parte tenha cronometragem exacta, feita de forma independente do árbitro (como nas modalidades de pavilhão), sendo normal que o tempo extra não exceda 15 minutos.
Assim, em regra, o tempo real de cada jogo (incluindo o intervalo) não ultrapassará as duas horas, perfeitamente compatível com a programação televisiva.
E, certamente, seria dado um golpe fatal no anti-jogo que campeia por esses campos fora, com o esférico atirado para a bancada, as lesões simuladas, as substituições arrastadas, as decisões contestadas e a marcação das faltas demorada até ao extremo – tudo a redundar no exagero de provocar a exibição de cartões, a justificar novos e ainda maiores atrasos; e o espectáculo sairia reforçado, sem necessidade de refrear o natural entusiasmo na festa dos golos, sob a qual incidem rígidas e desajustadas medidas punitivas.
Acresce ainda que, com a cronometragem exacta e o relógio à vista de todos, os primeiros beneficiados serão os próprios jogadores que, dentro do campo, não têm noção do avanço dos minutos; as intervenções do VAR não sofriam pressão de urgência, como agora acontece; e, para a cronometragem rigorosa, os meios necessários serão os mesmos para 5, 10 ou 45 minutos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!