Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O bom Sp. Braga, que dá gosto ver

"Plano D do Benfica passou em Guimarães, será para ficar?

, em teoria, dois resultados menos normais no percurso do Sporting de Braga esta época. A derrota no Bonfim para a Liga e o desaire europeu caseiro perante o Ludogorets.
Os pontos desperdiçados pelos arsenalistas na Luz e, em casa, frente ao FC Porto, em fase ainda de consolidação de ideias, acabam por ser naturais. Já em velocidade de cruzeiro conseguiram arrancar um empate em casa dos encarnados na Taça da Liga, que os deixam em boa posição para estar na final four que irá ser organizada na Pedreira, e agora nova igualdade, quase com sabor a vitória, na visita aos leões.
Além dos resultados que certificam o momento da equipa de Abel Ferreira, há que sublinhar o bom futebol praticado. O gosto pela bola, o não querer perdê-la perante seja quem for, a aposta numa filosofia ofensiva capaz de conjugar equilíbrio e irreverência, mas também critério, acrescentado por alguns jovens, como Xadas e João Carlos Teixeira, sobretudo.
Neste percurso não perfeito, mas consistente, o treinador que lançou as bases para o seu próprio futuro ainda como interino no ano passado em Alvalade – não só no resultado e na exibição, mas também na vertente comunicacional que se seguiu a esse triunfo – tem gerido de forma exemplar um grupo equilibrado e com bastante qualidade.
Se tudo pareceu depressa de mais há um ano, na assimilação de ideias para esse jogo com o Sporting, esta temporada houve, pelo contrário, um crescimento às vezes demasiado lento, maturado, e que chegou mesmo a parecer em perigo em alguns momentos. O perfume do seu futebol sentiu-se de forma intensa na goleada ao Estoril e, apesar do cansaço de estar em várias frentes, tem aparecido em outros encontros.
Xadas e João Carlos Teixeira têm sido, como já se disse importantes, mas há ainda a recuperação de Danilo, jogadores no limiar da explosão como Fábio Martins e Dyego Sousa, a versatilidade de Fransérgio e as boas soluções encontradas na defesa para suprir saídas e lesões recorrentes. É um Braga que respira saúde, e promete crescer ainda mais para o que falta de campeonato.
O que há a lamentar é que a Abel não tenha sido dada a oportunidade, se calhar até também pelo próprio, de falar sobre mais uma excelente exibição, a merecer bem mais do que um ponto em Alvalade. Falar de bola teria sido, mais uma vez, muito bom.

Já o Benfica apresentou um plano D em Guimarães – o plano A tem sido o 4x4x2 tradicional, o B um 4x4x2 sem Pizzi e com Filipe Augusto e o C uma perspectiva mais europeísta, num 4x3x3 que contempla dois médios mais defensivos e Pizzi, mas menos um avançado, com Jonas no banco – e superou um desafio carregado de pressão, já depois de o FC Porto ter ganho ao Belenenses e alargado a vantagem à condição. O plano D manteve o 4x3x3, recuperou Jonas e, numa primeira fase do jogo, teve Krovinovic e Pizzi à frente de Fejsa. Samaris entrou para o lugar do 21 mais tarde, numa altura em que era preciso lutar mais pela recuperação da bola e travar o adversário.
Com o croata a contribuir sempre de forma simples para a construção, acrescentando também ele critério, o Benfica teve um pouco mais de controlo do encontro e acabou mesmo por chegar aos golos que facilitaram a sua missão, apesar de um ou outro erro na parte final. Também a presença de Jonas aproximou sectores, e manteve uma boa definição na frente de ataque, contrariando um pouco a ideia de que o brasileiro não renderá isolado no ataque.
Com a pausa na Liga, Rui Vitória tem nova oportunidade para trabalhar o sistema, que poderá ser útil fora de casa em alguns encontros, até como ensaio para o embate que se aproxima com o FC Porto no Dragão. Além da Liga dos Campeões, claro, embora aí o Benfica precise de muitos golos além de vitórias e Krovinovic não seja opção por não ter sido inscrito.
Será esta a fórmula para jogos de maior grau de dificuldade? É esperar pelos próximos jogos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!