Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de junho de 2023

No desporto e na vida, não se pode tomar a parte pelo todo


"Os campeões nacionais foram recebidos na Câmara Municipal de Lisboa, ontem. O Benfica mereceu o título, lutou para isso e a equipa "comeu a relva" para chegar ao fim no primeiro lugar do pódio. Os vencedores têm a capacidade de inspirar e contagiar positivamente uma população. Dão alegrias (pelo menos, a quem torce pelo clube) e provam que lutar vale a pena para alcançar um objetivo maior, um sonho. O Benfica este ano mereceu e o troféu é dele. Acenar na varanda da autarquia, ao lado do presidente, Carlos Moedas, é mais um sinal de reconhecimento do esforço e da entrega.
O desporto ensina-nos a ter fairplay, a sabermos cair e levantar-nos, perder e ganhar. Essa é (ou deveria ser) a grande lição do mundo desportivo. E não o contrário. No sábado, a ordem para encerrar a Feira do Livro pelas 17 horas e fechar todo o comércio mais cedo foi, para muitos, um exagero preventivo. Com medo de que alguns loucos pudessem estragar o ambiente festivo, tomou-se a parte pelo todo e prejudicou-se a manifestação cultural que é a Feira do Livro e os seus livreiros, bem como muitos comerciantes da Baixa de Lisboa. Se há hooligans entre nós, devem ser detidos e punidos por isso. Mas não se deve prejudicar todos os outros por causa de um nicho de adeptos que poderiam, eventualmente, vir a comportar-se fora das normas.
Como se diz no desporto, é preciso ter coragem e, se necessário, "comer a relva" para marcar golos na baliza do adversário. Também as autoridades e as forças de segurança têm de ter coragem para impor os limites, controlar e punir, se necessário, quem infringe as regras de boa cidadania e as leis, em vez de se optar por penalizar a todos preventivamente.
Os atletas e os treinadores alcançam o seu máximo potencial alicerçados numa liderança inspiradora, numa resiliência mental ímpar e em escolhas estratégicas bem fundamentadas. Dentro das quatro linhas, como na política ou na segurança, esses valores devem ditar a cartilha dos vencedores.
Segundo a Harvard Business Review, a estas lições do desporto podem juntar-se a capacidade de aprender a melhorar os pontos mais fracos e não só os mais fortes, de aumentar a confiança e ter mais energia antes de um momento importante, de mudar o rumo de uma equipa em declínio, de perceber os limites das métricas de desempenho, de se concentrar nos objetivos a longo prazo e lidar com obstáculos.
Que estas lições desportivas e o fairplay não caiam em saco roto da próxima vez que celebrarmos a coroação de um campeão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!