Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Carta aberta a Enzo Fernández | SL Benfica


"Caro Enzo, (nem sei por que te estou a tratar por caro, quando na realidade até foste demasiado barato), quando estavas a partir para Lisboa e afirmaste que o SL Benfica poderia ser um trampolim para outros clubes, deixaste-me algo apreensivo em relação ao teu futuro no maior clube português. Não foi um desejo teu que eu já desconhecesse de todo, antes pelo contrário. O passado diz-nos que muitos jogadores, principalmente do teu continente, mostram logo essa vontade assim que aterram na Europa.
O que eu não esperava, Enzo, é que abandonasses o barco tão cedo só porque um clube inglês, que neste momento está em nono lugar do campeonato, te quisesse de uma forma quase desesperada, tal e qual como tu ficaste assim que soubeste da primeira abordagem. De certeza que não foi o azul do equipamento que te fez enlouquecer, mas sim a cor de outra coisa que nada tem a ver com futebol. Não te condeno em relação a isso, mas porra, tens apenas 21 anos, não podias ter esperado até ao verão? Estavas mortinho para sair de Portugal, não estavas? Por isso é que foste passar o ano à Argentina sem autorização para provocares a saída.
Só não percebo porque é que dez dias depois, marcas um golo, bates no símbolo e apontas para o chão. Ias ficar? O tanas é que ias ficar. Foi o pior que podias ter feito, pois para além de não teres cumprido com a tua palavra, sabias muito bem que naquele momento estavas a criar ilusões em milhões de benfiquistas, ilusões, essas, que ficaram desfeitas poucas horas antes do fecho do mercado de transferências. A facada que deste nas costas do SL Benfica e em todos os seus adeptos, foi de tal forma profunda, que deixaste um rasto de ódio contra ti. Se um dia tiveres o azar de voltar à Luz como adversário, prepara bem esses ouvidos, pois vai doer.
Não nego que és um excelente futebolista e desde já agradeço todo o empenho e classe que mostraste enquanto cá estiveste. Fiquei rendido pelo perfume do teu futebol, e por ter ficado rendido é que me custou ainda mais ter-te visto partir daquela maneira. Mas os jogadores não são máquinas e por vezes também têm atitudes irrefletidas, ou por pensamentos próprios, ou por maus conselhos. Nem sei quem te andou a picar os miolos para te despachar para Inglaterra mas também não me interessa.
O que sei é que o SL Benfica é maior que qualquer jogador e nada está acima dele. E se achas que já viste tudo sobre a sua grandiosidade, e se tudo correr bem até Maio, convido-te a ver, pela televisão, claro, as imagens do Marquês de Pombal pintado de vermelho. Pode ser que aí te apercebas da verdadeira dimensão do clube que representaste e te arrependas da escolha apressada que fizeste, e comeces a ouvir uma voz na tua cabeça do género, eu também podia estar ali. Pois podias, Enzo. Mas não quiseste.
Para finalizar, parece que gostaste muito da letra da música que os teus amiguinhos cantores escreveram para ti, e por isso a publicaste na tua página de Instagram. Nesse vídeo não consta o nome do SL Benfica, mas disso também não deves ter culpa, digo eu. Pelo menos, (ainda) não apagaste as fotografias onde apareces equipado com o manto sagrado. Também era só o que faltava. Mas podes ter certeza que se o fizeres, vou ser obrigado a escrever-te outra carta, e aí, podes ter certeza que o meu discurso vai ser diferente, talvez com uns pi’s pelo meio. Ainda assim e apesar de tudo o que aconteceu, não sou de guardar rancor a ninguém e desejo-te o melhor a nível pessoal e profissional, exceto, claro está, quando defrontares o clube que te abriu as portas para a grande montra do futebol europeu."

3 comentários:

  1. Boas alguém pode dizer porque os comentários no ngb não aparecem? obrigado.. carrega Benfica

    ResponderEliminar
  2. Muda a posição do smartphone para a posição horizontal e os comentários irão aparecer.
    Não perguntes a razão pq tb não sei.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!