Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Rui Costa tem a bola da mudança nos pés | SL Benfica


"A bola é das águias. Haverá nova estratégia comunicacional na Luz?

O vídeo que circulou há quatro dias atrás nas redes socias do SL Benfica, referentes à dualidade de critérios presente nos jogos do Estoril Praia SAD frente ao clube da Luz e ao FC Porto é prova cabal de que algo mudou no lado encarnado da segunda circular.
Ninguém o pode negar. Houve uma alteração na forma como o SL Benfica comunica, desde que Rui Costa tomou rédeas do clube da Luz.
Como é de domínio público, a comunicação do clube nos últimos tempos tem deixado a desejar. Não sabendo se de forma propositada ou mera incapacidade da administração, não tem havido grande defesa dos interesses do SL Benfica na via pública. Foi assim em muitas situações em que se pedia intervenção mais acentuada por parte de quem manda.
Mas se tais intervenções não ocorreram nessas situações, o facto tornou-se mais grave ainda quando o bom nome da instituição ficou manchado no momento em que esta se tornou o epicentro de um dos maiores escândalos do futebol português desde o apito dourado.
Não estando em causa se Luís Filipe Vieira cometeu algum ilícito de natureza criminal, isso caberá à Justiça averiguar, a verdade é que o clube, na pessoa de Rui Costa, deveria dar respostas inequívocas e assertivas, com o objetivo primordial de defender os reais interesses do Sport Lisboa e Benfica.
Ao que parece, relativamente às arbitragens, as coisas estão a mudar. Usar o perfil oficial do clube para expor dualidades gritantes de critério é mostra de que uma nova era na comunicação agora começa. E, talvez, outras mudanças têm de acontecer para esta renovação ser forte e eficaz.
Pede-se que, a seu tempo, Rui Costa limpe a imagem e atualize a administração da SAD, incluindo o diretor de comunicação. Não por incompetência, mas porque o novo presidente necessita de pessoas ao seu lado que estejam na mesma página.
Pessoas que olhem para o futuro juntamente com ele, que pensem de forma síncrona e que não transportem reminiscências de direções anteriores que possam prejudicar o clube.
Que façam os adeptos e sócios acreditar que os tempos mais negros já passaram, porque uma coisa é certa: não acredito que haja um benfiquista sério que queira ganhar em campo a todo o custo.
Em primeiro lugar devem estar os valores pelos quais o Sport Lisboa e Benfica sempre se regeu. A portugalidade, a tolerância, a união, o associativismo, a mística, a democracia, o respeito e o desportivismo. Sendo a ética a linha que sublinha todos eles.
Para finalizar, referir que essa mudança também passa pelo banco da equipa de futebol. A escolha de Nelson Veríssimo, não só para ser treinador interino, mas também para conduzir os destinos da equipa até ao fim da época, quer mostrar que o SL Benfica procura tempos de paz e tranquilidade, e que Veríssimo pode ser um aliado valioso nesse objetivo.
Por isso acredito que não é uma decisão a pensar apenas no plano técnico, mas também no ético e de imagem. Porque se no primeiro, o novo treinador das águias já encetou mudanças no esquema tático, voltando ao clássico 4-4-2 e recuperando a aposta na formação, na imagem também veio ajudar o SL Benfica.
A sua forma de comunicar é muito menos incendiária e segregadora do que a do anterior técnico, e mais condizente com a imagem que o SL Benfica quer passar, sem qualquer desprimor a Jorge Jesus. Aliás, basta estar atento à linguagem corporal dos próprios jogadores no antes, durante e pós jogo.
O momento dos festejos do golo marcado por João Mário no último jogo é exemplo máximo dessa agregação, também da equipa com os adeptos. E agora é ver se a equipa se levanta dos maus resultados do passado recente e se o clube se ergue dos maus ventos que ainda pairam sobre si. Que seja dignificado o lema do clube. Tem a palavra Rui Costa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!