Últimas indefectivações

sábado, 27 de novembro de 2021

Deixa passar esta linda brincadeira


"Quando o SL Benfica se constipa, há uma pandemia de tuberculose nos media. Quando é a vez de Sporting CP e FC Porto darem um espirro, é só uma corrente de ar e passa rápido, com um Melhoral. Quando há buscas das autoridades, sejam policiais ou tributárias, a qualquer espaço ou elemento relacionado com o Sport Lisboa e Benfica, Portugal para. Há diretos nas televisões, últimas horas nos sites, as redes sociais enchem-se de memes e comentários jocosos, prevê-se logo o 'fim de uma era', 'o grande buraco' e o 'descalabro'. No minuto a seguir há há comentadores com alguma ligação afetiva ao clube a falar de 'vergonha', 'escândalo' e 'fechar de um ciclo'. Quando as mesmas buscas e os mesmos processos chegam aos outros, o caso muda mesmo de figura.
Ou os intervenientes fogem para Vigo avisados pelas mesmas autoridades, ou o caso é secundarizado pela comunicação social. Não tem apenas que ver com o 'respeitinho', este desinteresse. No fundo, é porque a coisa não vende, a dimensão dos clubes não é - num nunca será - a mesma. Fala-se dois ou três minutos do assunto (em vez de duas ou três horas se o caso envolvesse o Glorioso) e avança-se logo para os resumos do futebol internacional, porque é muito aborrecido falar de perdões da banca, vice-presidentes envolvidos em pagamentos a árbitros e empresários, suicídios no estádio, pressões sobre árbitros e atletas das modalidades, corrupção activa e passiva, dividas astronómicas, comissões de jogadores marteladas, trocas de atletas para efeitos contabilísticos ou agressões a jornalistas e profissionais do próprio clube.
No SLB, tudo é esmiuçado. Nos outros, tudo é analisado pela rama. Sim, a audiências não ajudam, mas também convém ver que o assunto, quanto toca aos rivais, não é do interesse de quem dirige e edita os conteúdos. Afinal, como todos sabemos há muitos anos, a culpa é sempre do Benfica."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!