Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Silas, o colete salva-vidas do doutor Varandas

"Jorge Silas é o terceiro treinador do Sporting esta época. Incluo Leonel Pontes na contabilidade, se o doutor Frederico Varandas não se incomodar.
Em apenas três meses, a SAD leonina decidiu manter o treinador da época passada, para mais tarde dispensá-lo e dizer o óbvio: «Ele teve dificuldades em adaptar-se ao futebol português.»
O óbvio? Obviamente. Basta reler um Chuteiras Pretas escrito por mim em Novembro de 2018. O título mostrava ao que eu vinha: «Porquê Marcel Keizer?»
Era fácil, demasiado fácil, perceber que pouco ou nada recomendava o treinador holandês. O contexto leonino, a realidade muito própria do futebol português, o próprio perfil/ideias de Keizer. Correu mal porque tinha tudo para correr mal.
Depois de Keizer, Varandas e companhia tentaram reeditar o milagre-Lage com Leonel Pontes – como se o futebol fosse um fenómeno metafísico ou esotérico -, com os resultados que também já se conhecem. No fundo do túnel, e na sequência de semanas em sofrimento, lá estava o nome de Jorge Silas.
Se alguém descobrir coerência nestas opções, esteja à vontade para me ajudar.
O plantel do Sporting não é tão mau como se pinta, os jogadores estão muito acima da média portuguesa e Silas tem Bruno Fernandes, o melhor futebolista do campeonato. Acima de tudo, Silas tem as suas convicções e não parece homem para delas abdicar.
Eu diria que esta é a melhor notícia para o universo leonino nos últimos largos meses, a prescrição mais acertada do médico-presidente. Apesar de pouco ou nada ter a ver com as anteriores. Ou por causa disso mesmo.
Silas é um bom treinador e a tábua de salvação (colete salva-vidas?) da gestão de Frederico Varandas. No trabalho do treinador está a última oportunidade de o dirigente convencer a desmembrada massa crítica de adeptos leoninos. Basta olhar para a recente AG para perceber que o momento, uma vez mais, é de urgência humanitária para o leão.
Se Silas for capaz de passar a mensagem, o Sporting tem tudo para fazer uma época positiva até maio.
O que é uma época positiva no contexto actual? Não andar longe de FC Porto e Benfica (derrotá-los nos confrontos directos), jogar um futebol atraente, passar a fase de grupos da Liga Europa e chegar às finais das taças nacionais.
Jorge Silas foi a primeira boa escolha de Frederico Varandas para o lugar de treinador do Sporting. Merece ter sorte. 

PS1: procuro ser coerente em tudo o que penso, digo e escrevo. Se é verdade que sempre olhei com desconfiança para Marcel Keizer, não é menos certo que elogio Silas há muito tempo. Este Chuteiras Pretas do dia 15 de Março pode confirmá-lo.

PS2: há opções desportivas no Sporting difíceis de entender. Como haverá também nos rivais, naturalmente. Neste caso refiro-me ao desaproveitamento estúpido de um dos melhores médios a jogar em Portugal: Mattheus Oliveira. O filho de Bebeto formou-se no Flamengo, brilhou no Estoril-Praia e justificou a oferta de um contrato de cinco temporadas do Sporting. Jogou pouco com Jorge Jesus e rumou a Guimarães para elevar o seu nível de jogo (intensidade, reacção à perda) e confirmar os predicados técnicos que já se lhe conheciam (41 jogos/4 golos em época e meia). Mattheus tem qualidade mais do que suficiente para ser opção neste Sporting de Silas, uma equipa que privilegiará a posse de bola e a construção em apoio desde a linha mais recuada. As respostas estão, muitas vezes, nos sítios mais óbvios."

1 comentário:

  1. Continua a propaganda dos sapos sobre o Bruno Fernandes.
    No jogo com o Luxemburgo, esse gigante europeu, eu fiz a estatística do desempenho de Bruno Fernandes. E ficou assim:

    Perdas de bolas: 5.
    Passes errados: 14.
    Remates falhados: 3.
    Duelos perdidos: 5.
    Duelos ganhos: 0.
    2 remates à figura do guarda redes.
    Passes a 5 metros ou menos não falhou um!

    No jogo com a Ucrânia, jogando meia hora:

    Passes errados: 7
    Cabeceamento falhado: 1

    1 remate à figura do guarda redes.

    Depois temos o Leonel Pontes que foi uma tentativa de imitar o Bruno Lage.
    Por fim o Silas, despedido do Belenenses por maus resultados, serve-lhes porque ... o ano passado não perdeu com o Benfica.
    Lagartos a serem lagartos.
    RIP!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!