Últimas indefectivações

sábado, 26 de outubro de 2019

Sequeira Andrade

"Sempre que alguém morre, recordo-me do prof. Agostinho da Silva, num dos episódios do Conversas Vadias, a interromper Miguel Esteves Cardoso para o informar de que 'não pode garantir que vamos morrer', e logo acrescentar, assumindo essa hipótese como muito provável, que 'não há dúvida de que temos visto os outros morrer'. Na morte de outrem constatamos a nossa própria mortalidade, e desta vez coube a João Sequeira Andrade, aos 91 anos, recordar-nos dessa (tomada por garantida) inevitabilidade.
O senhor Sequeira Andrade de velho tinha apenas o aspecto e a idade. A jovialidade do seu pensamento, a argúcia do seu raciocínio, a vastidão da sua cultura, o acentuado interesse pelo quotidiano e a constante perspectivação do futuro estavam bem patenteados nas interessantíssimas cartas dirigidas ao seu dilecto 'amigo' Pancrácio, as quais me fez o favor de me as dar a conhecer. Foram 250, e a última iniciava com a despedida do autor, cuja paixão por atletismo se fez notar também no anúncio que ninguém desejaria ler, o de que estaria a chegar à meta da sua vida. Poucas vezes tive o prazer de com ele me relacionar pessoalmente, mas de todas, sem excepção, guardo boas recordações. A simpatia, a educação e o sentido de humor apurado eram constantes. E mais ainda o benfiquismo e a cultura benfiquista, que eu já havia conhecido dos tempos em que colaborou com o jornal O Benfica e que tão bem evidenciados eram nas cartas ao Pancrácio.
Enquanto interessado em aprofundar os meus conhecimentos sobre a história do Benfica, não tenho quaisquer dúvidas de que o contributo de João Sequeira Andrade foi inestimável, e que para sempre o admirarei e estarei agradecido. Até sempre!"

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!