Últimas indefectivações

sábado, 26 de outubro de 2019

Orgulho feminino

"Fomos mais de 12 800 nas bancadas da Luz, no sábado passado. Não houve recorde absoluto de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal, mas, em termos de partidas oficiais, este foi o encontro com mais adeptos presentes. Fica a partida de solidariedade por Moçambique no topo das assistências, mas fiquei com a certeza de que será por pouco tempo.
Aquilo a que se assistiu no estádio e nas imediações da Catedral foi uma chapada de luva branca em quem vê o futebol como inimizade, violência e guerra. havia de tudo: famílias inteiras, casais, grupos de amigas e de amigos, adolescentes, crianças, adultos, seniores. Bastava olhar à volta ou ver as imagens transmitidas pela televisão.
Camisolas e cachecóis de ambos os clubes e respeito foram notas dominantes numa tarde histórica que terminou com uma vitória do SL Benfica, tão clara quanto justa.
Claro que, em quase 13 mil pessoas, também houve meia dúzia de acéfalos que continuam a insultar clubes, adeptos e futebolistas rivais, mas a forma como foram abafados pelos restantes espectadores é uma nota que tenho todo o gosto em destacar. O SL Benfica está na vanguarda da mudança de mentalidades no futebol português e para isso precisa de todos nós - adeptos, sócios e simpatizantes que respeitam as diferenças sem que isso afecte a sua paixão pelo clube.
Nesta homenagem à igualdade de género que foi o primeiro jogo oficial do futebol feminino do Glorioso no Estádio da Luz poderíamos ter sido ainda mais nas bancadas. Sim, há outros compromissos que não podem esperar, mas da próxima vez, vocês (os que não estiveram presentes) lembrem-se de que elas merecem. Jogam como ninguém em Portugal, sentem a camisola como poucos e trabalham exemplarmente todas as semanas. Têm dúvidas? Depois da brilhante época passada, esta equipa é líder do campeonato com três pontos de avanço sobre o segundo classificado, tem 41 golos marcados e nenhum sofrido. Em quatro jogos..."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!