Últimas indefectivações

sábado, 29 de setembro de 2018

Sempre na Europa

"Em 2015 tive o privilégio de participar numa conferência integrada no lançamento da Semana europeia do Desporto, em Bruxelas, a convite da ISC Europe e Comissão Europeia, onde apresentei os nossos projectos, em reconhecimento do trabalho inovador e das boas práticas da Fundação Benfica.
Foi uma enorme honra esse destaque dado à Fundação Benfica, já que o único grande clube convidado, mas na verdade muito se passou desde então, e hoje a Fundação tem ainda mais e melhores projectos para mostrar. Por isso continua a colaborar com a Semana Europeia do Desporto promovendo iniciativas junto dos seus diferentes públicos e projectos. Talvez uma das alterações mais significativas desde então deseja na escala actual da nossa acção e no aprofundamento do trabalho junto de grupos específicos como, por exemplo, ao nível do Desporto Adaptado.
Mas se a Fundação tem levado os valores do desporto às escolas por todo o país, das grandes cidades ao interior mais remoto, também tem conseguido estender a sua acção a temas tão importantes como o envelhecimento activo.
É por isso que, apenas 4 anos volvidos sobre o lançamento da Semana Europeia do Desporto, o exercício de olhar para trás põe em evidência a evolução na quantidade e qualidade do trabalho feito pelo Benfica nesta matéria.
Em 2015 pudemos apresentar metodologias inovadoras e resultados que agradaram a uma Comissão Europeia a braços com a necessidade de envolver cada vez mais os jovens na actividade física e desportiva, não só pelos benefícios em matéria de saúde, mas também, crescentemente, pelos benefícios sociais de integração, tolerância e desradicalização.
Hoje, numa Europa envelhecida e sedentária, em que Portugal está no pelotão da frente, o tema do envelhecimento activo assume importância crescente. Por isso o projecto de Walking Football, que iniciámos experimentalmente há dois anos com financiamento comunitário, e que agora se espalha por todo o país, reveste-se da maior importância nacional e europeia.
Por tudo isto, orgulhamo-nos de que o nosso trabalho na Semana Europeia do Desporto vá muito para além da festa e da celebração da data e assumimos com sobriedade o muito e bom trabalho da Fundação Benfica em prol do desporto não competitivo.
Por isso continuaremos a celebrar e a participar anualmente nesta festa do desporto à escala da casa comum europeia, que é precisamente o nosso lugar: o do Portugal e do Benfica, está bem claro!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!