Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de agosto de 2017

"Em mangas de camisa"

"Mau futebol, má conduta e arbitragem desastrosa, e malvestida, arruínam o primeiro jogo da época.

A 29 de Outubro de 1933 'abriu, finalmente, a época da bola'. 'Com uma concorrência regular e muito entusiasmo do público', o primeiro desafio do Campeonato de Lisboa teve início às 15 horas, no Campo de Santo Amaro. O Benfica e o União de Lisboa foram os protagonistas.
'As «equipes» entraram no rectângulo sob uma calorosa ovação, dando assim o público largas ao seu entusiasmo por ter acabado o «defeso» da bola'. Todo este êxtase, porém, depressa esmoreceu. Mau futebol, má arbitragem e não menos má conduta da assistência transformaram uma agradável tarde de 'football num espectáculo pouco recomendável'.
O primeiro tempo decorreu sob calma e correcção, mas na segunda parte 'o ambiente aqueceu' e 'o jôgo tomou uma feição deselegante, enveredando-se pelas violências'. Do espectáculo, constaram apedrejamentos recíprocos entre o público benfiquista e um jogador do União. 'Resultado: o ficou cheio de pedras, um espectador saiu com a cabeça a escorrer sangue e a Guarda teve de entrar em acção.'
Mas não foi só a 'pobreza de actuação das duas «equipes»' e a falta de civismo dos adeptos que arruinaram a tarde. A 'falta de «pulso» do árbitro também ajudou. Segundo a Stadium, 'O sr. Américo Lopes foi o único culpado de tudo quanto se passou em Santo Amaro. (...) Tecnicamente, a sua arbitragem constituiu um desastre. (...) Equivocou-se demasiadamente, assinalando faltas que jamais existiram, e deixando passar em claro outras'. 'O seu apito, de som fraquíssimo', também não esteve à altura. 'Não foram poucas as vezes em que os jogadores não lhe obedeceram, por o apito não se fazer ouvir como devia.' E, como se não bastasse, também a sua indumentária ficou aquém. Apresentou-se, parecendo ir para um «pic-nic»'. E a mesma revista acrescenta: 'O sr. Lopes há  de convir que não é traje próprio para se apresentar perante o público. Até por uma questão de higiene. Até porque é olhado com mais respeito'.
A 5 minutos do apito final, o Benfica fez o 2-1 e, com 'uma vitória arrancada a ferros', venceu a primeira jornada do Campeonato.
São inúmeras as situações peculiares que ligam o Benfica a outros clubes de Lisboa. Conheça algumas delas na exposição Lisboa e Benfica - 20 Clubes, 20 Histórias, na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!