Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Prenda de Natal

"O anúncio foi demorado, sofrido, cansativo e com muitos episódios pelo meio, mas finalmente proclamou-se no último Domingo: o Sport Lisboa e Benfica é o campeão incontestável de inverno 2014/15. Depois de um atribulado período de transferência de jogadores e da saída de nomes importantes como Oblak ou Cardozo, muitos vaticinavam, outros desejavam, uma desastrosa época para os encarnados. Eis que o plantel comandado por Jorge Jesus personalizou uma verdade incontornável: o Benfica foi a equipa mais regular e tacticamente melhor organizada nestes primeiros meses de Liga Portuguesa de Futebol.
Desde equipas extremamente consistentes defensivamente até aos colectivos com melhor eficácia ofensiva (como o FC Porto), a todos o Benfica deixou a marca de vitórias sólidas e tranquilas, nem sempre ostensivas, mas consensualmente reconhecidas.
O onze liderado por Jorge Jesus tem ainda demonstrado duas características essenciais que o definirão, em Maio, como campeão nacional 2014/15: a perseverança e a capacidade de adaptação táctica. Nenhuma equipa tem acreditado tanto como o Benfica que cada vitória é fundamental e que em todos os jogos é possível vencer, independentemente do adversário ou do resultado que o jogo leva num determinado momento. A derrota frente ao SC Braga e também a vitória frente ao Mónaco para a Champions são a prova desta mesma perseverança. Por outro lado, o Benfica tem dado verdadeiras lições de táctica aos seus adversários, que se mostram surpreendidos e desarmados frente às 'inovações' e ao jogo complexo dinamizado por Jesus. Que o diga Lopetegui que ainda deve estar a estudar os movimentos dos encarnados no Dragão.
Ser Campeão de Inverno é uma óptima prenda de Natal para todos os benfiquistas. Não apenas pelo título informal, mas pela substância das coisas que ele encerra: o Benfica é a melhor equipa a jogar em Portugal nesta altura... mesmo sem Rúben Amorim, Eliseu e Fejsa."

André Ventura, in O Benfica

PS: Após 3 semanas de mistério, descobri a razão porque o jornal d'O Benfica (edição Natal) não me chegou à caixa de correio: o carteiro enganou-se na caixa, e meteu o jornal, na casa do meu vizinho!!! Que por acaso, está actualmente vazia, e assim só 3 semanas depois, com a visita ocasional do proprietário, descobri a sua localização!!!
Apesar do atraso, fica aqui as crónicas da edição de Natal em falta... Esta do Ventura, e a próxima do Afonso de Melo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!