Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Curiosidades e lições da Champions

"Na fase de grupos da Champions houve quase uma correlação perfeita entre a classificação final e a divisão por potes no sorteio. Em 5 dos 8 grupos acabou-se tal qual o ranking. Em outros dois, a alteração foi quase imperceptível (troca de Arsenal cm Dortmund ou Roma com Dínamo de Moscovo). Mas houve um grupo onde a classificação foi exactamente a inversa da que presidiu ao sorteio, que, assim, transgrediu a 'norma'. Precisamente a do Benfica:
Clube........Pote.........Classificação
Benfica........1.º ................ 4.º
Zenit..........2.º ................ 3.º
Bayer.........3.º ................ 2.º
Mónaco.... 4.º ................. 1.º

Poderemos especular sobre as razões deste desvio. Evidentemente que a principal explicação está nos próprios jogos efectuados. Mas há uma outra razão: a lógica do sorteio, ao seriar os clubes apenas pelo seu anterior desempenho, não tendo tanto em conta o respectivo país. Neste caso, o sorteio ditou que a 3.ª e 4.ª equipas proviessem de fortes campeonatos como o alemão e o francês. Já noutros grupos, a 4.ª equipa (ainda que campeã no seu país) proveio de Chipre, Suécia, Bulgária, Eslovénia, Bielorrússia e Bélgica...
Todavia, , nada disto explica o lugar do Benfica. Curiosamente, embora último, foi quem venceu e empatou com o 1.º (Mónaco), tendo-lhe marcado o único golo que os monegascos sofreram (!).
Por sua vez, o BATE Borisov conseguiu a proeza de sofrer 24 golos em 6 jogos! Uma equipa houve (Basileia) que se apurou para os oitavos com 7 pontos, quando, na época anterior, o Benfica com 10 não o conseguiu. Esta 'vaquinha suíça' calhou agora ao Porto."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!