"O projeto Community Champions League, promovido pela Fundação Benfica em parceria com a GEBALIS, as juntas de freguesia de Lisboa e a Cruz Vermelha Portuguesa, é um projeto com impacto social elevado e metodologia inovadora que utiliza o futebol como uma ferramenta de inclusão social e integração. O projeto envolve a formação de equipas informais de jovens provenientes de bairros sociais de Lisboa, incluindo também refugiados acolhidos em Portugal com o apoio da Cruz Vermelha.
Tem elevado impacto social porque possibilita a criação de oportunidades para jovens em contextos vulneráveis promovendo a coesão comunitária e a igualdade de oportunidades. Mas também porque junta diferente origens e culturas num ambiente de respeito e fair play e contribui para reduzir o estigma social, fomentar o diálogo intercultural e fortalecer os laços entre comunidades.
É inovador na forma como o poder do futebol é utilizado enquanto plataforma para o desenvolvimento pessoal e social, isto acontece porque as equipas não são avaliadas apenas pelos resultados desportivos, que também pelos valores que demonstram, como o respeito e a solidariedade, e pelo trabalho comunitário em equipa. Este formato valoriza competências sociais e emocionais, incentivado os jovens e tornaram-se agentes de mudança nas suas comunidades.
Em suma, este projeto mobiliza os jovens de forma única recorrendo ao poder do futebol, atua no terreno como uma 'escola prática' de cidadania, fortalece e coesão social e capacita-os trabalhando a liderança e o empreendorismo na resolução de problemas e produzindo benefícios objetivos para os bairros.
A Community League é, acima de tudo, um excelente exemplo de como um clube de futebol pode ser parceiro social relevante numa grande cidade e como o desporto pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas, promovendo uma cidade mais inclusiva e participativa."
Jorge Miranda, in A Bola
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!