"João Santos, Presidente do Benfica entre 1987 e 1992, teve uma vida ligada aos problemas alimentares e de nutrição
As eleições do Benfica em 27 de Março de 1987 levaram a votos três listas, incluindo e do presidente incumbente, Fernando Martins. A lista A foi a vencedora, com 52,14% dos votos, encabeçada por João Maria dos Santos Júnior (1914-2005), que, aos 72 anos, se tornou o mais velho presidente do Benfica a ser eleito, recorde quebrando pelo próprio, dois anos depois.
Figura pouco conhecida na vida encarnada, era sócio desde 19 de Setembro de 1933, e só em 1987 considerou ser 'a hora própria' para agir pelo Clube. A sua idade era motivo de ataque pelos seus adversários, embora a sua vitalidade contrariasse tais argumentos. Afirmava ser um homem sem temor à luta o pelos ideais e pelas instituições por que pugnava. O Benfica, disse, ocupava, 'naturalmente há muito tempo, um lugar de destaque'.
Empresário de sucesso, João Santos foi um visionário da alimentação saudável. Perante a desequilibrada alimentação dos portugueses, em meados do século XX, 'eminentemente vegetariana, por obrigação', introduziu em Portugal o movimento de Alimentação Racional, que mais tarde implementaria no Brasil e em Angola. Este conceito sustentava que uma alimentação equilibrada, repartida pelos vários recursos da roda alimentar, beneficiava uma vida de saúde e bem-estar plenos, especialmente para as crianças, principais visadas no contexto sociocultural português da época.
Com base neste preceito, João Santos fundou a Diese, no final de 1956, levando para o mercado suplementos e alimentos dietéticos, introduzindo também e agricultura biológica no país. Assim seria condecorado com uma medalha do movimento francês Vie et Action, pela sua luta pelo bem-estar da humanidade.
Quase três décadas antes da sua presidência, João Santos foi convidado a pronunciar uma conferência pelo então diretor da iniciação desportiva do Benfica, Domingos Gouveia. Na noite da 27 de julho de 1960, no ginásio da secretaria na Rua do Jardim do Regedor, o futuro presidente João Santos apresentou o tema 'Nutrilogia Social', perante uma assistência maioritariamente jovem, mostrando-se um 'conhecedor profundo' sobre a problemática da 'alimentação da camada juvenil, em especial e da criança portuguesa'. Foi um apelo aos pais para que as crianças tivessem 'um mais normal desenvolvimento'.
Esta foi a primeira de uma sequência de palestras organizadas por essa seção encarnada, consignadas a esse tema que começava, então, a pediátrica, e de qual João Santos foi um visionário.
Conheça mais sobre a figura deste e outros presidentes do Benfica na área 28 - Homens do Leme, no Museu Benfica - Cosme Damião."
Pedro S. Amorim, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!