Últimas indefectivações

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Sobre as honras lesionadas


"1. Lemos na imprensa desportiva e na generalista que Henrique Araújo foi suspenso por um jogo e condenado a pagar uma multa de 535,50 euros. Se todos os jornais reproduziram a notícia, é porque deve ser verdade que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol prestou mais um inestimável contributo em prol da valorização da marca e do regime que comandam o futebol profissional.

2. Henrique Araújo protestou em Abril, no fim de um jogo da nossa equipa B de futebol, contra o trabalho da equipa de arbitragem. Fê-lo de modo cordato pedindo mais respeito pelo Benfica, o que foi considerando uma falta de respeito. Enfim, é o que é. E é, no mínimo, o reconhecimento de que o futebol é um Estado dentro do Estado e que aquele direito sagrado à opinião que vigora na República não vigora na Futebolândia nacional.

3. Será, talvez, um tema para constitucionalistas, quem sabe? O que importa é que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol é o que é. E este 'é o que é' é o modo inócuo de descrever o que é e como opera o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol sem ferir as suscetibilidades dos conselheiros e, muito principalmente, sem lhes atiçar a chama que os consome em vertigem disciplinadora.

4. O mesmo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu multar o Benfica em 64770 euros, 'pela prática de duas infrações disciplinares', relacionadas com o artigo 127.º do Regulamento Disciplinar da Liga e por 'quatro infrações disciplinares' associadas ao artigo 112.º do mesmo regulamento, sobre 'lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros'.

5. A quem e de que forma violenta terá o Benfica lesionado a honra e a reputação de modo a sujeitar-se a uma multa de 64770 euros? Quase 65 mil euros, caramba. É muito dinheiro em termos de honras lesionadas. Será que o valor das coimas é aplicado em proporção ao número de adeptos dos clubes? Será isto que vai estar em discussão na futura distribuição dos direitos televisivos?

6. Não há por aí nenhuma honra lesionada que dê a cara para justificar o valor da coima? Pois se o presidente do Sporting Clube de Portugal foi multado, pelo mesmo CD da FPF, em 7650 euros por ter chamado 'bandido' ao presidente do FC Porto, quantas reputações terá ofendido o Benfica para ser multado em 64770 euros?

7. Fazendo as contas, é como se alguém desta casa tivesse chamado 8 vezes e meia 'bandida' ao presidente do FC Porto. Mas quem? É que ninguém deu por isso."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!