Últimas indefectivações

domingo, 7 de junho de 2020

O ensino da educação física e desporto através das vídeo-aulas

"No passado dia 01 de Junho de 2020 realizou-se um webinar, subordinado ao tema “O ensino da educação física e desporto através do recurso das vídeo-aulas: desafios e oportunidades”. Este evento, por videoconferência, foi livre e foi promovido pela ReLeCo – Educação Desportiva, Corpo e Ética, comunidade de investigação e aprendizagem, que se insere no âmbito do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa.
O evento digital contou com a presença de 20 participantes (investigadores, professores universitários e do secundário), permitindo refletir sobre o tema em causa. Durante duas horas, falou-se sobre os desafios e oportunidades que se colocam no âmbito do ensino da Educação Física (EF) à distância, das desigualdades sociais e educativas, das boas práticas pedagógicas levadas a cabo durante a pandemia Covid-19, do acesso às novas tecnologias, da incapacidade de alguns pais/encarregados de educação no acompanhamento dos seus filhos/educandos, dos processos de socialização, entre outros aspectos.
Os professores de EF referiram que sentem a necessidade de voltar a estar face a face com os seus alunos, de forma presencial, pois nada substitui a interacção social. Ficou patente que os(as) alunos(as) que gostam de se expor menos nas aulas de EF sentiram-se à-vontade com a mediação do digital, sem receio das críticas dos seus colegas, e têm cumprido as tarefas solicitadas pelos docentes. Evidenciou-se também que alguns alunos, apesarem de terem telemóveis de última geração, não dominam as novas tecnologias. Os presentes, no final da sessão, agradeceram e salientaram a importância da iniciativa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!