Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Os ciúmes que têm do Benfica

"Faz bem o que mais ninguém é capaz, porque tem um rumo e respeita um plano de crescimento subordinado ao admirável sentido estratégico do seu presidente

Não fosse a transferência de João Félix para o Atlético Madrid, mais os 120 milhões de euros que lhe estão associados, suscitando conversas e discussões ao nível de baiuca de aldeia, o defeso seria uma pasmaceira completa. Sem capacidade para investir no futebol de paróquia o resultado é este, nada de especial acontece.
O Benfica, campeão em título, é um oásis em deserto de ideias. Faz bem o que mais ninguém é capaz, porque tem um rumo e, principalmente, respeita um plano de recuperação e crescimento subordinado ao admirável sentido estratégico do seu presidente: primeiro salvou o clube das cinzas, depois investiu nas infraestruturas, com gastos substanciais que obrigaram a uma travessia longa, mas de risco controlado, até alcançar a estabilidade financeira que lhe permitisse concentrar forças e energias no ousado projecto desportivo. Que está em marcha e, como é óbvio e notório, não só coloca a águia em patamar superior comparativamente aos principais emblemas rivais como explica os ciúmes que estes lhe têm e não escondem.
Neste momento, o Benfica reforça-se a rejuvenesce-se, procedendo apenas a acertos pontuais na medida em que o corpo central do plantel se mantém. Será essa, creio, a intenção futura, justificada por uma linha de continuidade assegurada pela academia do Seixal, ficando o recurso ao mercado externo limitado à suspensão de carências que os meios internos não conseguirem solucionar.
Nenhuma surpresa, pois, pelo facto de o pilar principal formado por Jardel, Fejsa e Jonas, sobre o qual foi projectada a época transacta, ter perdido o protagonismo. O caminho de reconquista a isso obrigou. Abriram-se novos horizontes e os três indispensáveis, de repente, perderam espaço, embora por razões diferentes.
Jardel, ainda com Luisão no activo, adiou Rúben Dias, mas já não parou Ferro, nem prejudicou o crescimento da futura dupla de centrais da Selecção. Será chamado menos vezes ao palco, mas nem por isso verá diminuída a sua influência na comunidade.
O caso de Fejsa é diferente. O futebol do Benfica adquiriu outra intensidade com novas dinâmicas e debilitou a posição do médio, ao nível da velocidade que não tem e de disponibilidade física que lhe falta.
Jonas é o homem do golo. Sem ele era desgraça anunciada. Além disso, foi tema de discussões infindáveis e de sábios tratados jornalísticos quando Rui Vitória alterou o sistema de jogo. Porém, o avançado brasileiro, detentor de uma qualidade de execução superior, integra-se em qualquer desenho táctico. Foi o que fez, provando à saciedade a inutilidade das horas que se gastaram sobre um problema que, verdadeiramente, nunca existiu.
A idade não perdoa, e as dores nas costas também não, mas um jogador com a sua classe quase nem precisa de correr atrás da bola, é a bola que corre atrás dele... Não espantará, no entanto, se não couber no formato da águia 2019/2020. Tal como Salvio, por exemplo. O argentino chegou 2012, não está em causa a sua competência, mas as frequentes paragens provocadas por lesões somam dois anos de inactividade. É demasiado. O comportamento do Benfica é inatacável ao prolongar-lhe o contrato até 2022, mas as coisas são como são...
O espírito da reconquista trazido por Bruno Lage foi apenas o primeiro passo de um novo percurso. Ou não. O percurso será o mesmo, embora atacado com outra atitude. Com o prazer de acreditar que o Benfica vai voltar a ser campeão europeu, como confessou o director-geral Tiago Pinto, em entrevista publicada em A Bola. É esse o desejo supremo do presidente Luís Filipe Vieira e, garantidamente, de toda a grande família benfiquista.
(...)"

Fernando Guerra, in A Bola

3 comentários:

  1. O curioso nesta 'estória' é que o senhor que ESTÁ presidente do Glorioso e a trupe de que se fez rodear, SÓ despertaram para a Europa após as declarações no mesmo sentido de um BENFIQUISTA - depois da saída deste dos orgãos sociais - Rui Gomes da Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas RGS alguma vez teve poder dentro do SLB para decidir alguma coisa??? Nem como comentador serviu para nada deixando que os adversarios menti-sem e dissessem o que queria contra o Glorioso....
      Tem agora a oportunidade de se apresentar como candidato...espero que nao seja apenas o testa de ferro de outro!!!!!

      Eliminar
  2. Caro Artnis
    Penso que nas eleições de 2006, LFV falou ao de leve numa tal Europa, depois calou-se.

    Entretanto, nas reuniões da Direcção, sempre que RGS falava num Benfica Europeu... TODOS SE RIAM DELE.
    Sei do que falo!!!
    --------
    Respondendo ao rosario negrao, dou-lhe toda a razão. RGS e todos os outros elementos da direcção...ABSOLUTAMENTE TODOS, não tinham e continuam a não ter poder de decisão.

    A Direcção do Benfica é apenas Luís Filipe Vieira, os restantes elementos estão lá para fazer número e para os croquetes.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!