Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Gedson face a Renato

"Tacticamente, muito superior, enraíza 4-3-3 (Jonas, Ferreyra, Castillo, que se engalfinhem!). SOS: deixem jogar Rúben Dias e Diogo Leite!

Na justíssima passagem do Benfica ao play-off da Champions - sobretudo porque, após tangencial triunfo em Lisboa, soube ser muito melhor em Istambul -, unanimidade de opiniões: Gedson saltou para ribalta e na primeira fila. Já dera muito boas indicações de qualidade competitiva, mas impressionante, mesmo, foi a afirmação de personalidade que este menino com 19 anos impôs naquele inferno tão característico dos estádios turcos.
Gedson assemelha-se a Renato Sanches? Em boa parte, sim. Poderá assumir o peso decisivo que Renato teve, impulsionando cavalgada, no Benfica campeão de há 2 anos? Poderá. Se não se deslumbrar e evoluir na correcção de naturalíssimas lacunas (tempo de passe na ponta final de ofensivas, convicção no remate de longe), estará em autoestrada para craque. Boa técnica, poder atlético, ímpeto atacante e, importantíssimo! sentido táctico - defender, atacar - invulgar nesta idade e muito superior ao de Renato Sanches. Já agora: muita atenção a outro menino - Elmas, médio do Fenerbahçe (uau!).
Gedson está dando ao meio-campo benfiquista a estrutura competitiva, leia-se qualidade com solidez nos desdobramentos tácticos, que lhe faltava. Com ele, Fejsa e Pizzi - o que, na longa baixa clínica de Krovinovic, não invalida anunciada busca de outro médio, capaz de firmeza superior à de Samaris e de Alfa Semedo, jovem em promissora fase de crescimento -, muito dificilmente Rui Vitória sairá do 4-3-3, ora elogiado, ora criticado por meter pouca gente na grande área contrária (sim, os médios muito mais aí têm de surgir, rumo à baliza, depurando excesso de tabelas e dribles - processo que parece ir evoluindo, mas lentamente, ainda longe de perfurante vigor à FC Porto). Evidente: crescimento que este Benfica denota também muito tem a marca de... Pizzi - aproximando-se do brilhante, crucial!, Pizzi de há 2 anos.
Ou seja: face a clara tendência para 4-3-3 enraizado, ficam 3 pontas de lança para um lugar... Aquisições Ferreyra e Castillo pedindo meças - por enquanto, longínquas - a Jonas... Isto se Seferovic for descartado, como é previsível.

Duelo com Fenerbahçe, primeiro passo para Portugal ter 2 equipas na Champions - e não se desvalorize imenso o 2.º no campeonato turco e vencedor da Taça -, confirmou ideias de polos positivos e negativos no Benfica.
Positivo (para além da afirmação de Gedson):
- Odysseias Vlachodimos rumo a desfazer insólito dilema, pós Oblak e Ederson, sobre quem é o guarda-redes. Está impondo-se a Svilar, grande promessa, mas ainda imberbe, e a Bruno Varela, quanto a mim, o grande injustiçado da época anterior.
- Rúben Dias não pede licença aos recém-chegados Conti e Lema, tal como já fizera perante... Luisão, para se impor ao lado de Jardel (que exibe grande forma). A sua cotação terá subido de 30 para €40 milhões. Luís Filipe Vieira irá resistir?
Negativo:
- A mais cotada aquisição, Ferreyra, soma e segue a falhar. Não tenho dele a ideia de flop que sempre tive, e frisei, quando Seferovic foi contratado. Do que vi a Ferreyra no Shakhtar, avançado inteligente e eficaz. Agora, parece acomodado a descrença! Ponta de lança em SOS por golo.
- Grimaldo, as suas virtudes e as suas deficiências. Ataca excelentemente. E é o melhor marcador de livres directos no Benfica. Contraponto: um defesa tem de, prioritariamente, muito bem defender. Defesa franzino, medindo tão-só 1,70m e com escasso poder de choque, é bicudo problema em alta competição (golo turco, mas não só...). Problema extensivo a Cervi, extremo tão raçudo quanto frágil. Ou seja: a toda a ala esquerda benfiquista.
Rajada de puros testes prossegue já: Bessa, decisivos confrontos com Paok, Sporting pelo meio. Oito jogos em Agosto, quase não alterando o onze - bem duro!

Rúben / Diogo. SOS a Benfica e FC Porto: não transfiram, prematuramente, Rúben Dias e Diogo Leite (como aconteceu com Dalot: oxalá me engane!) e deixem-nos jogar. A Selecção Nacional - não peço desculpa aos, tantos!, cujo qguuase exclusivo enlevo está no clube - muitíssimo necessita do nível dos jovens Rúben Dias - Diogo Leite como próxima dupla de defesas-centrais.

Paz? Recente apelo a ela, no futebol português, feito pelo Benfica não passa de monumental hipocrisia. Logo seguido por rajada de twiters e formais queixas que de paz são o oposto. Ridículo apelo!"

Santos Neves, in A Bola

PS: A velha argumentária: estás há mais de 2 anos a levar tiros e pontapés de todos, com total cumplicidade dos mérdia; respondes com um tweet; perfeitamente legitimo, sem inventar fake news; és um incendiário!!! Realmente, ridículo...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!