Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Phelps: o lado negro

"Michael Phelps é o mais medalhado atleta olímpico. Ganhou 28 medalhadas, sendo 23 de ouro. É seguido como modelo, admirado à escala planetária, inspirou desportistas. Este é o lado brilhante.
Mas há um reverso negro. O do sofrimento psicológico quase insuportável. Um dia enviou uma mensagem ao seu agente dizendo não querer viver mais. Após os Jogos de Pequim sentiu que tinha realizado o maior sonho possível e que nada lhe restava cumprir na vida. Bowman, seu treinador, concluiu que tinha ajudado a criar um monstro desde que, aos 10 anos, perante tão grande potencial, o envolvera num treino exigente e bidiário. Afunilara-lhe a vida na natação, proibira-o de praticar outros desportos de que também gostava e, com acordo da mãe, contrariara a vontade do pai de tentar coordenar os treinos com uma vida de criança e adolescente que nunca teve. Abandonou os estudos. Apanhado numa bola de neve que nem Phelps, nem Bowman controlavam, os Jogos de Londres foram uma inevitabilidade, apesar da falta de interesse no treino e da preparação reduzida ao mínimo. Para o público ficava o lado brilhante: 2 medalhas de ouro e 2 de prata.

Depois viveu profunda depressão. Não distinguia a auto-imagem da sua imagem pública. Vivia em função dos outros. Foi preso alcoolizado e em excesso de velocidade. Já o tinha sido por consumo de droga. O internamento para recuperação psicológica depois de 2012, quando tocou no fundo, confrontou-o com o verdadeiro sentido para a vida. Constituiu família e tem um filho de meses. Diz que já não vê nas medalhas o seu único propósito existencial. Teve de se afastar do desporto para ver a vida. O mesmo sucedeu a Anthony Ervin, aos 35 anos, repetiu no Rio. Afastou-se alguns anos, tentou o suicídio, foi sem-abrigo. Também o mítico Ian Thorpe viveu depressão profunda e tentou suicidar-se. E não se passa só na natação. No alto rendimento há muitos cuidados com as lesões físicas, mas ignora-se as psicológicas!"


Sidónio Serpa, in A Bola

2 comentários:

  1. Em Portugal o caso mais mediático de algo parecido foi com a nossa querida Vanessa Fernandes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser igual, só volta um 'regresso' da Vanessa às medalhas!!!

      Abraços

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!