Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Desaire no basket

"No fim-de-semana passado, o tetracampeão Benfica perdeu o título de Basquetebol. A notícia é relevante pois esta é a modalidade que, nos últimos oito anos, a par do atletismo, mais troféus tem conquistado para engrossar o imenso e inigualável espólio do Sport Lisboa e Benfica.
Seis Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, quatro Taças da Liga, seis Supertaças e cinco Troféus António Pratas completam o pecúlio obtido desde há oito temporadas, fazendo recordar outros dois períodos áureos do Benfica na modalidade: Nos anos 60, de pentacampeonato; e dos anos ao a meados dos 90, com dez Campeonato Nacionais em onze épocas, além de muitos outros títulos e troféus. Num clube com estes pergaminhos numa modalidade, estar aquém do estatuto de campeão é, não há outra forma de o dizer, um falhanço, não obstante o sucesso em três competições [Taça de Portugal, Supertaça e Troféu António Pratas) na temporada que agora findou. Importa, por isso, reflectir sobre a época, identificar as lacunas e perceber os fundamentos do mérito do adversário para que se possa corrigir, o mais depressa possível, que tiver de ser corrigido. Aliás à semelhança do Voleibol, em que não nos satisfazemos com uma Supertaça, uma Taça de Portugal e a presença na final da terceira competição europeia.
Trabalhar muito, ganhar e ambicionar sempre mais é saber servir o Benfica. Quer Carlos Lisboa, quer José Jardim, sabem-no melhor que ninguém, não fossem eles, nas suas modalidades, quem mais ganhou ao serviço do clube. "Honrai agora os ases que nos honraram o passado", escreveu Félix Bermudes. No caso destes treinadores, é a eles próprios, entre muitos outros, que se honram."

João Tomaz, in O Benfica

1 comentário:

  1. Exceptuando-se o Hóquei e o Andebol nas modalidades o Basket e Voleibol ficaram à sombra das vitórias passadas.

    Não se reforçaram convenientemente, mas os seus adversários sim, se calhar a pensar que esta época seria igual.

    Em ambas as modalidades sairam na época passada jogadores importantes e à excepção de Cook no Basket e Duff no Voleibol, reforços não vi mais.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!