Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Mundo económico e Futebol

"Vemos actualmente numa sociedade na qual o que mais releva é o dinheiro. Quem é mais forte terá tendência a ser cada vez mais forte - a não ser que se espalhe do cimo da sua Torre, e quem é mais fraco tenderá mais a ficar nessa posição, até que um Dia a Morte lhe retire a Vida.
Claro que pelo meio existem os fenómenos de sorte, escassos, mas que vão repondo de forma muito esporádica, um equilíbrio nas forças que vivem numa sociedade, qualquer que ela seja.
Como já retratámos aqui em vários artigos, uma das maiores fontes de receita do futebol moderno são os direitos de transmissão televisiva.
No artigo passado, escrevemos sobre os montantes das receitas televisivas que a Taça de Portugal permitia auferir e facilmente, se chegava à conclusão que estávamos a falar de verbas completamente insignificantes. 
Uma empresa grande de prestação de serviços de telecomunicações, possui uma quantidade enorme de vendedores, que recebem instruções para, por todos os meios possíveis e imaginários, venderem os seus produtos.
As empresas de comunicações estão sempre a facturar, facturando o que devem e o que não devem, mesmo quando a maioria de nós dormimos - aqueles que ainda conseguem dormir algum sono tranquilo, o que confesso, já se me torna muito difícil face às amarguras da vida.
Seja como for, é como um taxímetro que está sempre debitar "bandeiradas", umas atrás das outras. É sem dúvida dos melhores negócios que se pode ter hoje em dia, face ao desenvolvimento dos meios de comunicação e a partir do momento em que alguém teve a brilhante ideia de reunir, som, voz e imagem, num pequeno objecto alcançável simplesmente pelos dedos da mão.
Vejamos a quem estão atribuídos os direitos de transmissão televisiva nos vários pontos deste Planeta:
Espanha - Telefonica
USA, Canada, Médio Oriente, França - beIN Sports
Grã-Bretanha - Sky Sports
Brasil - Spots+
Austrália - Fox Sports
Sub Continente Indiano - Sony Kix
América do Sul - ESPN Latin e Tv Direta
Indonésia, Malásia - Fox Sports Asia
México - TDN Sky México
Tailândia - CH7
Noruega, Suécia - Cmore Sport
Portugal - Sport TV
Dinamarca - Canal 9
Itália - Fox Sports Itália
Finlândia - Viasat Sport
Alemanha - Sky Sports Alemã
Cabe aqui fazer uma referência para o facto de alguns destes operadores terem a concessão em regime de exclusividade e outros não.
Salta logo à vista "desarmada", que a bein Sports, opera nos USA, no Canadá, no Médio Oriente e em França.
Penso que a explicação desta multiplicidade de Países é explicável pela simples análise dos Países e Regiões envolvidas.
Não nos podemos esquecer que o detentor do Paris Saint Germain é a Autoridade de Investimento do Qatar, personalizado na pessoa do Sheik Al-Khelaifi.
Essa Autoridade, que é um Fundo de Investimento do Qatar, foi constituída em 2006 e é especializado em investimentos em muitas áreas de negócios, inclusive, na área das telecomunicações.
Como se sabe, o preço do barril de petróleo tem vindo a baixar gradualmente, sendo muita dessa diminuição resultante da crise que se instalou nos Países Europeus e do decréscimo do consumo do mesmo. 
É paradoxal, mas quando existem crises económicas baixa o consumo de petróleo, o que, caso não existam interferências exteriores de "manipulação" do mercado, faz inevitavelmente baixar o preço dessa matéria prima Rainha da vida actual. Mas como o Ser Humano quer recuperação económica, até porque fica mais tranquilo em termos psicológicos, o que vai acontecer é que o preço do barril do petróleo irá aumentar, voltando um dia a existir outra crise, altura em que voltará a descer.
É que o dinheiro para "alimentar" o Fundo vem exactamente das receitas do petróleo e como se sabe, petróleo é coisa que não falta no deserto, onde se insere o Qatar.
Também não nos podemos esquecer que o Mundial de Futebol de 2022, será no Qatar.
Qual será o montante de receitas previstas com este Mundial? De onde terão origem os capitais que circularão por este Mundial? Qual serão os Balanços das deslocações financeiras entre os vários Países e mesmo Continentes, que emergirão deste evento ser realizado no Qatar?
Evento que provavelmente será realizado no Inverno face às altas temperaturas do Deserto no Verão. Não existe ainda nenhum estudo sobre o impacto económico do Mundial do Qatar que possa responder a estas perguntas.
Mas vejamos um Bingo.
bein Sport é uma rede de televisão por assinatura, presente em vários países, uma subsidiária da Qatar Al Jazeera, dedicado à transmissão de eventos desportivos.
Em Junho de 2015 foi anunciado que Nasser Al-Khelaifi pretende lançar o canal bein Sport nas operadoras de tv a cabo brasileiras.
Mas a bein Sports já anunciou que comprou os direitos de transmissão televisiva dos jogos de Portugal para Espanha, transmitindo um por jornada, o que já começou logo na 1.ª jornada."

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!