Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Um ciclista (des)conhecido


"O promissor António Pedro Moreira obteve reconhecimento na 7.ª Lisboa-Porto

Aconteceu, por várias vezes, o fenómeno de a corrida de ciclismo Lisboa-Porto ter sido vencida individualmente por outsiders. A segunda vez que o Benfica conquistou esta prova não foi exceção, em 17 de Junho de 1965. O primeiro corredor a cruzar a meta foi o jovem benfiquista António Pedro Moreira, 'um ilustre desconhecido, pois que só neste ano ascendeu a independente'.
Organizada desde 1934, com períodos de interregno, a Lisboa-Porto tinha 'um esquema quase idêntico ao Porto-Lisboa', tendo sido considerada 'a prova mais difícil do calendário nacional, não só pela extensão, mas também pelo perfil do percurso'.
Nesta edição, a equipa benfiquista, composta por nove ciclistas, partiu do Campo Grande rumo ao Estádio das Antas, a 345 Km de distância. Na reta final, formou-se uma emocionante luta entre o Benfica e o Sporting, que atingiu o seu auge no estádio. Integrado num bloco cerrado, António Pedro Moreira 'evidenciou um poder de 'sprint' de se lhe tirar o chapéu', vencendo brilhantemente, com o tempo de 10h 33min 13s. Os seus colegas de equipa Francisco Valada e Peixoto de Alves seguiram-se de perto e ocuparam os restantes lugares do pódio, conquistando também a prova por equipas para o Benfica.
A imprensa ficou totalmente rendida ao ciclista de 19 anos, afirmando que apresentava uma 'vacação profundamente vincada para a pista', sendo um 'nome para decorar. O nome de um jovem que promete mais coisas'. Rodeado de jornalistas, António Pedro Moreira partilhou: 'É evidente que me sinto satisfeito, imensamente satisfeito com esta vitória, que a mim próprio surpreende, visto que a minha intenção principal era ajudar os meus colegas mais credenciados'.
Esta foi uma das principais conquistas do extenso palmarés de António Pedro Moreira, que envergou a camisola encarnada entre 1964 e 1971. Mais tarde, continuaria a percorrer as estradas ao serviço do Benfica, como motoristas de um dos autocarros do Clube.
Saiba mais sobre os inúmeros ciclistas que se esforçaram pelo engrandecimento do Benfica na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!