Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A vida e obra do senhor Ângelo


"No dia da Morte, glorifique-se a Vida. Ângelo Martins, o senhor Ângelo, bicampeão europeu pelo Benfica, foi um grande jogador. Mas foi também ele quem deu corpo a um fantástico projecto de formação na Luz, onde desenvolveu jogadores de enorme dimensão e profissionais de grande gabarito. Se o Benfica de hoje, que tanto tem flutuado entre a quimera do Seixal e o pragmatismo do mercado, quiser encontrar um padrão, que ponha os olhos no tempo de Duarte Borges Coutinho, que soube apostar na formação e na aquisição externa de forma inteligente, equilibrada e com resultados extraordinários. A prospeção trabalhava de forma ímpar, estivesse Nené no Ferroviário da Beira, Shéu no Beira e Benfica ou Jordão no Sporting de Benguela, e todos eles aterraram em Lisboa para serem burilados no oficina do mestre Ângelo, de onde saíram inúmeros jogadores de gabarito Mundial. Os tempos eram outros, com abordagens menos pedagógicas e mais severas, e ao contrário do que é desenvolvido por várias teses que acabaram por vingar, cada jogo era para ganhar. O Benfica de 1974/1975, ano da chegada de Fernando Chalana, foi campeão nacional de juniores só com vitórias e essa era a cultura que os mais velhos procuravam incluir nos mais novos: ganhar ou ganhar.
Com o senhor Ângelo desaparece um pedaço da história do futebol português. Fica a memória. E o agradecimento pelo legado...

PS - 51 meses depois da gloriosa jornada do Stade de France, o campeão da Europa empatou em casa do campeão do Mundo. Portugal, entretanto vencedor da Liga das Nações, é uma estrela de primeira grandeza."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!