Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de março de 2020

Vermelhão: é preciso mudar o chip...!!!

Benfica 1 - 1 Moreirense


Existem jogos onde a bola simplesmente não querer 'entrar', hoje foi um deles... o problema é que este jogo, não está 'isolado', vem numa sequência de maus resultados, onde por exemplo no último jogo na Luz, com o Braga, já tinha acontecido o mesmo! Hoje, levámos os 'falhanços' ao máximo, agora até os penalty's são desperdiçados (só marcámos na recarga...)!!! Esta sequência negativa depois acaba-se por reflectir na falta de confiança, é uma daquelas histórias do ovo e da galinha!!!

É verdade que a primeira parte teve pouca intensidade, mas mesmo com as três oportunidades do Moreirense (duas delas, consequência de ressaltos...), podíamos e devíamos ter chegado ao intervalo em vantagem, talvez um 2-1 ou 3-1 fosse 'justo'!!!

Na segunda parte, tudo foi diferente, foi um massacre, nem sempre bem jogado pelo nosso lado, tomamos várias más decisões, mas o caudal ofensivo foi constante e ostensivo... O Moreirense, praticamente 'passou' duas vezes do meio-campo: na primeira ocasião marcou; na 2.ª falhou!!!

Este era o último jogo, na sequência de dois jogos por semana. Daqui para a frente, vamos jogar uma vez por semana, vamos ter praticamente os mesmos dias para preparar os jogos, do que os nossos adversários, algo que não acontece desde Janeiro!!! Talvez por isso, o Fontelas tivesse apostado tudo com Veríssimo/Vasco... O Benfica, hoje, não tinha capacidade física para fazer 90 minutos de pressão alta, em grande velocidade... Isso foi visível principalmente no final da 1.ª parte, nas transições defensivas... na 2.ª, com o reposicionamento do Taarabt e com o Moreirense em vantagem a 'recuar', não houve necessidade de muitas correrias para 'trás'... Mas este é na minha opinião o principal factor para esta fase... que depois acaba por ter consequências noutras variáveis...

Nos últimos minutos, faltou discernimento, e 'rotinas' para jogar com dois pontas-de-lança, os jogadores no ataque planeado, estão demasiados estáticos, normalmente ficámos à espera que o Taarabt crie o desequilibro...!!! Mas apesar dos nossos 'problemas' o domínio foi avassalador, e as estatísticas não enganam: 10 remates enquadrados, contra 1 !!! 27-8, no total de remates!!!
Nestes momentos negativos existe a tendência de colocar em causa o profissionalismo e o amor à camisola dos jogadores, creio que hoje independentemente das críticas, ninguém poderá colocar em causa a atitude da equipa... o Pizzi acabou o jogo de rastos emocionalmente e não foi o único... Em épocas anteriores, após eliminações Europeias, às vezes, quando se pensa que as equipas vão ficar com mais tempo para as recuperações, mentalmente, com um dos objectivos da época 'falhado', existe a tendência para alguma descompressão... mas isso, não acontece hoje.
Aparentemente as armas estão 'apontadas' ao treinador (e alguns com segundas intenções ao Presidente...!!!), hoje, critiquei de início a presença no banco do Cervi e do Chiquinho, explico: o Rafa tem feito exibições muito abaixo do normal; o Cervi com as suas limitações estava num bom momento... com o regresso do Rafa da lesão, o Cervi simplesmente voltou ao banco! Esta situação já tinha acontecido com Almeidinhos, que 'sentou' o Tomás, numa altura onde o puto estava a jogar muito bem...!!! 
Em relação à substituição do Adel, acho que os assobios foram absurdos: o Taarabt já com o Shakhtar tinha feito os últimos 20 minutos de rastos; terá sido um dos jogadores mais utilizados em Fevereiro; e estava a individualizar as soluções, numa altura onde era preciso mudanças de flanco longas, algo que ele normalmente não faz...
No Estádio fiquei com dúvidas, mas agora depois de rever as imagens, não tenho qualquer dúvida: a decisão de anular o golo ao Rafa é escandalosa! A bola não bate no braço do Pizzi, é claro. O facto do VAR ter mostrado a repetição do ângulo mais aberto, com a imagem parada, para dar a sensação que tinha existido falta, é a prova da premeditação do VAR e dos seus ajudantes... Um VAR só pode reverter uma decisão se tiver a certeza absoluta, esse é o famoso protocolo, até posso admitir que o lance é difícil de decidir, agora ninguém poderá garantir que a bola bateu na Mão do Pizzi, ninguém...!!! Como já referi, estas nomeações foram cirúrgicas, no momento potencialmente mais frágil do Benfica, até ao final da época...

No 1.º penalty, acho que não houve falta, a bola bate no braços, mas o braço está 'encostado' ao corpo! Acabou por ser o Fiscal a marcar, e o Vasquinho não teve coragem de anular... O lance de Barcelos, é muito 'mais' penalty!!!
No 2.º penalty, a falta é clara...
Depois dos 7 pontos de vantagem, estar com 1 ponto de desvantagem, é 'traumatizante' e acaba por ser normal dizer da boca para fora que já 'fomos'!!! Mas isso só é dito pelos benfiquistas, não pelo que o Benfica não está a jogar, e muito menos devido àquilo que os Corruptos também não estão a jogar!!! Esta 'sensação' só existe, porque na nossa experiência como Benfiquistas a viver no Tugão, sabemos que os Corruptos são levados ao colo praticamente em todos os jogos!!! A reversão da expulsão do Manafá hoje nos Açores, é vergonhosa... basta comparar com a expulsão do Taarabt na Luz, já esta época, onde o Adel entrou com o 'peito' do pé e depois o pé resvalou para o pé do adversário; com esta entrada do Manafá, com os pitõns 'por cima', onde raspa na bola, e depois atinge em cheio com os pitóns no adversário... Não contente, o Xistra ainda conseguiu marcar um dos penalty's mais surreais que eu alguma vez vi... acabou por ser desperdiçado, é verdade, mas marcar falta ao guarda-redes numa situação destas, é um absurdo tão grande, que é impossível ser incompetência... no Rugby, por exemplo, numa situação destas, o Otávio tinha ido para a Rua, no futebol do Xistra, é penalty para os Corruptos... para o Xistra e para o Lagartão do António Nobre, que no VAR assistiu a tudo isto com um sorriso nos lábios!!!
São estes episódios, semanalmente, que nos fazem desmorecer... Porque futebolisticamente falando, temos tudo para sermos Campeões...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!